Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3063.html


Sony revela portátil com Crusoe

A Sony revelou ontem a nova série de computadores portáteis Vaio que vêm transformar o conceito de computador portátil ao adicionar-lhe uma camâra de gravação vídeo combinado com o processador Crusoe da Transmeta .

O VAIO GT (PCG-GT1) pode facilmente ser confundindo por uma ''camcorder'' pois exibe lentes de vídeo acopladas a um dos lados. Além disso, quer as lentes quer o ecrã podem ser rodados a 180 graus e é capaz de gerir e transferir facilmente qualquer gravação vídeo. A bateria é capaz de funcionar durante 17 horas graças ao baixo consumo do Crusoe .

O Vaio GT deverá ser lançado no Japão ainda este mês em pequenas quantidades ao preço próximo de 2800 dólares (665 contos).

O Crusoe foi desenvolvido em grande sigilo nos dois últimos anos e só em Janeiro foram revelados os dados do processador capaz de correr Windows e outros sistemas operativos e programas de uma forma mais rápida e eficaz que os processadores da Intel actuais.

O Crusoe, além de ter um preço muito barato, tem um quarto do tamanho dos processadores da Intel, apresenta também um consumo dinâmico de energia (varia conforme as exigências de processamento), tornando-o um processador ideal para computadores portáteis ou outros equipamentos electrónicos autónomos.

A Sony vai lançar também um Vaio laptop com um design arrojado mas com tecnologia semelhante aos anteriores modelos, o VAIO QR (PCG-QR1/BP) com caixa de plástico translúcido cinza escuro rondando os 1850 dólares ( cerca de 430 contos) .


Voltar à página anterior

Página principal