Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3060.html
Maior potencial para a fibra óptica
A empresa americana Cogent Communications pretende revolucionar o mercado de ligação à Internet por fibra óptica, comercializando linhas com 100Mbps de largura de banda não partilhada por um preço de 1000 dólares, sendo 500 dólares mais barato que uma ligação T1 (1.5Mbps).
Actualmente as ligações que utilizam fibra óptica não aproveitam todo o potencial dos cabos, cuja transmissão perde velocidade por ainda se utilizarem algumas ligações com cabos de cobre, tendo que se converter o sinal de impulsos luminosos para sinais eléctricos. Este é o caso das ligações T1, que utilizam cabos de cobre de empresas telefónicas utilizados originalmente para transmissão de voz.
Além disso a Cogent quer garantir que a sua rede seja utilizada somente para transmissão de dados, sem ter que ser partilhada para a transmissão de chamadas telefónicas. A empresa investirá cerca de 116 milhões de dólares, esperando inaugurar o serviço em Washington e três outras cidades em Novembro. Até agora a empresa já possui 473 assinantes em 150 edifícios, a maioria deles de escritórios.
Voltar à página anterior
Página principal