Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3059.html


Ferro contra o aquecimento global

Uma experiência levada a cabo por um grupo de cientistas internacionais, pode vir a ser uma solução para abrandar o aquecimento global, adicionando grandes quantidades de ferro no oceano.

A experiência consiste em utilizar sulfato de ferro misturado com água, para depois ser espalhado no oceano por uma determinada extensão. No entanto o objectivo principal da experiência é tentar compreender o que possa ter dado origem às eras glaciares no passado.

A redução do aquecimento global está directamente relacionado com o plâncton; quando privados de ferro os minúsculos vegetais acabam por morrer, mas ao adicionarmos ferro à água já ficou provado que o plâncton acaba por desenvolver-se melhor.

Como outros vegetais, o plâncton utiliza o dióxido de carbono, gás responsável pelo efeito estufa no planeta, e, segundo Matthew Charette, oceanógrafo do Woods Hole Oceanographic Institute de Massachusets, ''ao aumentarmos a quantidade de plâncton, maior será a absorção de dióxido de carbono, contribuindo assim para diminuir o aquecimento global''.

Apesar de ser uma ideia promissora, os efeitos do aumento do plâncton por esse processo são imprevisíveis devido à complexidade dos ecossistemas nos oceanos. A engenheira ambiental Sallie Chisolm afirma que ''a proliferação do plâncton pode contribuir para o crescimento de um número de espécies não desejadas, ou ainda aumentar a quantidade de animais microscópicos que poderiam a consumir uma maior quantidade de oxigénio dos oceanos''.


Voltar à página anterior

Página principal