Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2878.html
Transmeta muda de estratégia
O fabricante de microprocessadores Transmeta mudou a sua estratégia empresarial. A empresa que desenvolve processadores vai comercializar directamente os seus produtos tendo posto termo ao licenciamento da sua tecnologia com a IBM e a Toshiba.
A Transmeta readquiriu as licenças de fabrico e comercialização previamente vendidas à Toshiba e IBM, com a intenção de competir directamente com a Intel e AMD através do seu revolucionário processador Crusoe , compatível com arquitectura X86.
Para comprar de volta as licenças, a Transmeta terá de pagar 33 milhões de dólares à IBM ao longo de quatro anos acrescentando ao negócio 600 mil acções das suas próprias acções. No que toca à Toshiba, os termos do negócio não foram revelados.
O Crusoe foi desenvolvido em grande sigilo nos dois últimos anos, e só em Janeiro foram revelados os dados do processador capaz de correr Windows e outros sistemas operativos e programas, de uma forma mais rápida e eficaz que os processadores da Intel actuais.
O Crusoe além de ter um preço muito barato tem um quarto do tamanho dos processadores da Intel, e apresenta um consumo dinâmico de energia (varia conforme as exigências de processamento), tornando-o um processador ideal para computadores portáteis ou outros equipamentos electrónicos autónomos.
Na Transmeta trabalham engenheiros bastante famosos como é o caso de David Ditzel, que trabalhou nos laboratórios da AT&T, e Linus Torvalds, o ''inventor'' do sistema operativo Linux.
Voltar à página anterior
Página principal