Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2815.html
Vídeo Jogos curam hiperactividade
Cientistas do Centro de Pesquisas Langley da NASA estão a utilizar vídeo jogos no tratamento de crianças com problemas de hiperactividade e problemas de concentração. Os cientistas dizem que o tratamento ajuda as crianças a treinarem os seus cérebros para obterem um maior poder de concentração.
O tratamento consiste na monitorização das ondas cerebrais das crianças ao mesmo tempo que são auxiliadas a modificar a sua actividade cerebral. Os cientistas acreditam que, nas crianças normais, essas ondas de alta-frequência são responsáveis pela coordenação da actividade cerebral que as ajuda a manterem-se concentradas.
Os cientistas Alan Pope da NASA e o Dr. Olafur Palsson da Eastern Virginia Medical School são os pioneiros na utilização dos vídeo jogos para o tratamento das crianças, onde as ondas cerebrais das crianças que estão a jogar são utilizadas como informação para a calibração dos joysticks utilizados por elas. Quando as ondas correctas são detectadas a resposta do joystick é ajustada para enfatizar um determinado comportamento.
Os dois cientistas esperam ainda que esta técnica venha a ser utilizada junto dos pilotos de caça, para ajudá-los a aumentar o auto-controlo nas situações de combate mais ''stressantes''.
Voltar à página anterior
Página principal