Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2734.html


Crusue em testes de produção

A Transmeta, empresa responsável pelo desenvolvimento de processadores, já começou a testar qual o fabricante que produzirá os seus chips Crusoe , e dentro em breve está prevista o início da produção em massa daquele processador. O fabrico experimental do processador Crusoe faz parte da estratégia que envolve a produção em massa do seu revolucionário processador para 2001.

Uma fábrica na ilha Formosa, a Taiwan Semiconductor Manufacturing , já produziu os primeiros protótipos, assim como a United Microelectronics (UMC) , concorrentes para o contrato de produção comercial do Crusoe.

O Crusoe foi desenvolvido em grande sigilo nos dois últimos anos, e só em Janeiro foram revelados os dados do processador capaz de correr Windows e outros sistemas operativos e programas, de uma forma mais rápida e eficaz que os processadores da Intel actuais.

O Crusoe além de ter um preço muito barato tem um quarto do tamanho dos processadores da Intel, e apresenta um consumo dinâmico de energia (varia conforme as exigências de processamento), tornando-o um processador ideal para computadores portáteis ou outros equipamentos electrónicos autónomos.

Na Transmeta trabalham engenheiros bastante famosos como é o caso de David Ditzel, que trabalhou nos laboratórios da AT&T, e Linus Torvalds, o ''inventor'' do sistema operativo Linux.


Voltar à página anterior

Página principal