Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2702.html


Governo dos EUA quer contratar hackers

Responsáveis do Departamento de Defesa norte-americanos lançaram um apelo para que os hackers passem a trabalhar para as autoridades governamentais.

Durante a realização de uma conferência em Las Vegas , que reuniu cerca de cinco mil hackers, o lema das autoridades norte-americanas foi ''juntem-se a nós''.

''Se são talentosos e estão a pensar o que fazer para o resto das vossas vidas, juntem-se a nós e ajudem-nos a educar as pessoas'', apelou Arthur Money, Secretário de Estado Adjunto para a Defesa.

Outra forma de aliciamento utilizada foi a referência aos equipamentos que o Departamento de Defesa possui. '' Temos os brinquedos mais sofisticados que existem em todo o mundo. Se quiserem ter acesso a estes equipamentos e fazer parte de uma elite, estamos interessados em dialogar convosco'', afirmou Dick Schaefer, outro dos responsáveis do Departamento de Defesa norte-americano.

Estes apelos moralistas e patriotas, surgem numa altura em que, segundo dados do Departamento de Defesa, as agências norte-americanas sofreram, em 1999, 22.124 ataques de piratas informáticos. Cada ataque custa em média aos cofres do Governo americano 1.5 milhões de dólares, o que corresponde a uma factura total de 25 mil milhões de dólares.

Os responsáveis americanos reconheceram ainda que os seus sistemas de protecção contra este tipo de ataques é muito fraco, daí a necessidade de recrutarem peritos que possam fazer frente a esta situação. Isto porque, em média, os especialistas ganham cerca de três vezes mais no sector privado.

Quanto à confiança a depositar nestes peritos informáticos, ressaltou uma frase paradigmática da relação entre estes dois pólos: ''em Deus acreditamos, em todos os outros usamos o polígrafo''.


Voltar à página anterior

Página principal