Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2663.html


Novo cabo para transmissão de dados

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão a desenvolver um novo tipo de cabo coaxial, capaz de aumentar a largura de banda relativamente aos cabos tradicionais.

Segundo os investigadores, citados pela MSNBC , a nova tecnologia irá permitir a transmissão de uma maior quantidade de informação, mais barata e mais eficiente, do que é permitido actualmente.

No entanto, Yoel Fink, um dos membros do grupo de investigadores, afirmou que ''ainda é prematuro prever qual a largura de banda que esta tecnologia permite''. ''Trata-se de um conceito verdadeiramente revolucionário, bem diferente dos tradicionais cabos de fibra óptica'', acrescentou.

O novo cabo é semelhante aos normais cabos coaxiais, que utilizam compostos metálicos, que conduzem a informação. A principal diferença é a substituição dessa liga metálica por um composto não metálico e não condutor (definido como ''dialetric materials''), capaz de conduzir os dados com perdas inferiores às registadas quer no cabo coaxial, quer no cabo de fibra óptica (constituído por um composto derivado do vidro).

A questão que se coloca no momento é a possibilidade de comercializar a nova tecnologia, uma vez que ela funcionou mas em condições de laboratório.

Apesar disso, os cientistas já constituíram uma empresa, a OmniGuide Communications, para a comercialização dos novos cabos, que esperam conseguir produzir dentro de um ou dois anos.

Segundo os investigadores, a nova tecnologia não servirá apenas para ser aplicada nas telecomunicações, mas também em dispositivos médicos, como lasers.


Voltar à página anterior

Página principal