Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2571.html


Retina artificial pode restituir visão

Cientistas americanos conseguiram com sucesso colocar implantes artificiais à base de silício que substituem a retina humana.

Numa intervenção cirúrgica realizada no Centro Médico da Universidade de Illinois, que durou duas horas e meia, foi colocado num paciente invisual um chip que pode substituir a retina humana lesionada.

O chip denominado Artificial Silicon Retina (ASR) com dois milímetros de diâmetro e 0,024 milímetros de espessura contendo 3500 células fotossensíveis é colocado por detrás da retina, e consegue converter a luz das imagens em pequenos impulsos eléctricos compreensíveis pelo nervo óptico, permitindo restaurar alguma visão aos pacientes.

Este método poderá ser útil para os invisuais vítimas de doenças degenerativas da retina que haviam perdido as células foto-receptoras. Os inventores do chip que trabalham na Optobionics Corp estão ainda à espera dos resultados que só se deverão conhecer dentro de três semanas, quando as cicatrizes da operação permitirem ao paciente testar a sua ''nova'' retina artificial em silício.

Calcula-se que mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo são afectadas por problemas de visão causados pela retina, para os quais este chip pode ser uma grande esperança.

O implante não requer baterias nem qualquer tipo de fios, e é totalmente autónomo, precisando apenas da luz recebida pelos olhos para funcionar.


Voltar à página anterior

Página principal