Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2539.html


IBM duplica memória

A IBM anunciou ontem uma nova tecnologia baseada num chip, que duplica a capacidade das memórias para servidores (computadores que gerem redes e sites Web).

A nova tecnologia denominada ''Memory eXpansion'' é no fundo um chip que controla a memória e que armazena os dados mais acedidos de forma a melhorar a performance de processamento. O chip da IBM funciona como um intermediário entre o processador e a memória, comprimindo os dados que vão circulando entre estes dois componentes do computador de forma a ocupar metade do espaço. Para compensar o tempo que demora a compressão e descompressão de dados o chip armazena os dados mais ''requesitados'' pelo processador num ''caché'' próprio, aumentando assim a rapidez do processo.

A IBM admite que esta tecnologia permite reduzir para metade os custos pois para ter a mesma eficiência só é preciso usar metade da memória exigida anteriormente para a mesma função, ou então, duplica a capacidade de se usar a mesma quantidade de memória no computador.

De futuro esta tecnologia pode também ser aplicada a PCs e até a computadores de mão.


Voltar à página anterior

Página principal