Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2520.html
Motivação na nova economia
As empresas tecnológicas norte-americanas estão a inovar nas técnicas de motivação dos seus quadros: automóveis de luxo, serviço de refeições de luxo ou mesmo intervalos para jogos de ping-pong.
Segundo um estudo da Deloitte & Touche , feito junto dos responsáveis de empresas de alta e novas tecnologias norte-americanas, 55% dos inquiridos responderam que encontrar, motivar e manter os seus melhores quadros são os maiores desafios que têm que enfrentar. Para além disso, 39% afirmam que a elevada qualidade dos seus empregados é o melhor ingrediente para o sucesso.
Neste sentido, 98% disseram que as compensações financeiras são a melhor forma de motivar os seus quadros mas não são as únicas. Em empresas que têm como característica principal a inovação, o facto de se usar automóveis de luxo, serviço de refeições de luxo, permitir que se leve o animal de estimação para o local de trabalho ou fazer intervalos para partidas de ping-pong, tudo para motivar os seus colaboradores, não são situações de estranhar.
''Ir contra as convenções é a norma das empresas da nova economia'' afirmou Mark Evans, director da Deloitte & Touche's Technology & Communications Group, citado pela agência Reuters.
A regra principal das novas formas de motivação é facilitar a vida aos seus quadros. Assim, existem empresas que oferecem serviços de refeições, lavandaria, cabeleireiro, ginásio e massagens.
No entanto, de acordo com outro estudo independente, levado a cabo pela consultora Pearl Meyer & Partners, as formas tradicionais de motivação ainda predominam. De acordo com o estudo, divulgado ontem, as empresas da área tecnológica são líderes no uso de stock-options (acções das próprias empresas) como técnica de ''aliciamento'' aos seus quadros.
Voltar à página anterior
Página principal