Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2519.html


Ratos mais inteligentes

Na Universidade de Princeton , cientistas manipularam geneticamente um rato para aumentar a sua inteligência, provando que se isso pode ser actualmente feito num rato poderá um dia ser feito num humano.

O gene em questão, denominado NR2B, controla a produção de uma substância química neuro-transmissora denominada NMDA. De acordo com estudos anteriores, a NDMA tem um elevado importância nas capacidades intelectuais e de aprendizagem.

Na experiência feita em Princeton , foi introduzido um gene NR2B num rato resultando um aumento de produção da substância NMDA. Para averiguar alguma mudança na inteligência da cobaia, esta foi sujeita a testes como sair mais rápido de um labirinto revelando uma maior capacidade do que os seus parentes ''menos'' dotados.

Mais recentemente um segundo grupo de cientistas da Northwestern University fizeram a mesma experiência com a introdução do gene, obtendo resultados semelhantes quanto a inteligência dos ratos.

Os pesquisadores esperam que um dia este método possa vir a ser aplicado às pessoas, uma vez que um gene similar ao NR2B foi encontrado nos humanos. No entanto, além dos anos que demorará o fabrico de uma substância comercializáveis, algumas questões éticas poderão ser levantadas.


Voltar à página anterior

Página principal