Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2484.html


Nova técnica substitui TAC

Um investigador do Centro de Pesquisas Nucleares israelita de Nahal Sorek, Bruno Sfez, desenvolveu um aparelho que permite detectar o risco de acidentes vasculares em doentes hospitalizados.

O novo aparelho, que vai agora ser testado em doentes pelo investigador Moshe Feinsod, do Departamento Neuro-Cirúrgico do Hospital Rambam , em Haifa , baseia-se numa técnica pouco comum para localizar áreas do cérebro com deficiente irrigação sanguínea.

A nova técnica envolve a combinação de raios infra-vermelhos com ultra-sons, para produzir imagens de elevada resolução. Os raios infra-vermelhos podem penetrar no cérebro em profundidade, mas a sua grande dispersão não permite identificar as irregularidades com a resolução necessária. Utilizados em conjunto com os ultra-sons permitem alta resolução e uma penetração transversal de apenas um milímetro.

Paralelamente, uma equipa de cientistas do Jerusalém College of Technology, dirigida por Meir Nitzan, e um grupo de investigação teórica da Universidade de Bar-Ilan estão a estudar a possibilidade de utilizar o novo aparelho em outras aplicações, nomeadamente na detecção do cancro da mama.


Voltar à página anterior

Página principal