Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2483.html
Comércio electrónico em Portugal
Num estudo citado pelo Diário Económico , Portugal e Espanha apresentam dos mais elevados graus de concentração de fornecedores no comércio electrónico. Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), os dez maiores comerciantes realizaram, respectivamente, 83% e 73% das vendas.
No entanto, a consultora, recorrendo ao exemplo dos Estados Unidos - onde o peso dos dez maiores retalhistas online diminuiu de 50% no primeiro semestre de 1998 para 43% no segundo semestre - defende que ''este grau de concentração irá diminuindo conforme o mercado alcance a maturidade''.
O nível de penetração do comércio electrónico junto dos utilizadores da Internet no mercado ibérico é dos mais baixos da União Europeia. Portugal está nos 7%, a Espanha nos 9%, contra 18% do Reino Unido e 40% da Suécia. Apesar de tudo, o estudo considera Portugal e Espanha ''pesos-médios'', com grande potencialidade de crescimento.
Apesar de tudo, esta tendência tem sofrido alterações nos últimos tempos com o anúncio de vários investimentos significativos nesta área.
Voltar à página anterior
Página principal