Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2403.html
Novo servidor da IBM mais rápido
O último modelo da série NUMA-Q , o E410, teve a sua performance aumentada entre 20 a 30% pela IBM através da integração de 64 processadores da Intel Pentium III Xeon 700MHz. Além disso o sistema foi aperfeiçoado com uma memória cache mais rápida, e chips auxiliares para maior velocidade de transmissão da informação dentro do servidor.
Adquirido pela IBM no ano passado à empresa Sequent, o design dos servidores NUMA-Q (non-uniform memory access) tem a particularidade de incorporar dúzias ou até mesmo centenas de processadores.
Num servidor deste tipo a memória é distribuída por diversas secções em vez de estar localizada num único local, e a sua gestão é a parte mais complicada tendo um sistema operativo próprio capaz de analisar o tempo de respostas das memórias consoante a distância destas a um determinado processador.
Segundo Steve Fry, director de marketing do NUMA-Q na IBM, ''a principal concorrência aos nossos servidores são os da Sun Microsystems e da Hewlett-Packard, apesar de outras empresas também terem designs semelhantes''.
O preço de um sistema NUMA-Q E410 básico fica por 73000 dólares (16 mil contos), uma configuração mais típica fica por 300000 dólares (67 mil contos) e um servidor com os 64 processadores e vários tipos de software atinge um valor de 4 milhões de dólares (896 mil contos).
Voltar à página anterior
Página principal