Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1296.html


Deep Space conhece Braille

(Lusa) - A sonda norte-americana Deep Space 1 conseguiu na madrugada de hoje sobrevoar, a uma distancia de 15 quilómetros, o asteróide Braille, anunciou fonte da NASA .

Num comunicado , a NASA refere que este sobrevoo - o primeiro entre uma sonda e um asteróide - confirma a fiabilidade do sistema "inteligente" de navegação da Deep Space 1, que permite ao aparelho encontrar os objectivos programados.

A Deep Space 1 passou pelo Braille, cujo diâmetro se estima entre um e cinco quilómetros, à velocidade de 56.000 quilómetros por hora. Graças à sua memória e capacidade para fotografar as estrelas que a rodeiam, a Deep Space 1 , que pesa 500 quilos, é o primeiro aparelho espacial a ser capaz de auto-reparar-se.

Segundo a NASA, a sonda deverá permitir avaliar com mais precisão a forma, o tamanho, a composição da superfície e da mineralogia do asteróide Braille.
O asteróide - que anteriormente se chamava 1992 KD - foi recentemente rebaptizado numa homenagem ao francês Louis Braille , inventor do sistema de escrita com pontos salientes que permite aos cegos lerem.


Voltar à página anterior

Página principal