Um tribunal dos Estados Unidos ordenou o encerramento de mais de 5.500 sites que direccionavam os utilizadores para páginas contendo um elevado número de publicidade relacionada com pornografia e jogo. O encaminhamento era conseguido quando os utilizadores digitavam um endereço Web (URL) incorrectamente.
De acordo com a Federal Trade Commission (FTC), os sites eram operados por John Zuccarini, que registou uma série de endereços incorrectamente escritos para elaborar os sites com a publicidade. Os utilizadores que digitavam mal um endereço acabavam por parar numa página da qual não conseguiam sair, pois vários artifícios levavam ao aparecimento de mais janelas com publicidade.
Como exemplo, Zuccarini registou 41 variações do nome da cantora Britney Spears mal escritos. E alguns deles abriam mais janelas quando o utilizador pressionava o botão de retroceder.
De acordo com a FTC, este tipo de esquema é muito prejudicial para crianças e especialmente trabalhadores, que podem, acidentalmente, chegar a um site onde várias janelas são abertas com conteúdo impróprio, sem que possam agir de maneira rápida para evitá-lo.
A FTC pretende que Zuccarini retorne os lucros que obteve com a publicidade, um valor algures entre 800.000 a 1 milhão de dólares.
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