|
![]() |
|
![]() |
|
Receba gratuitamente indique o seu email | |
| |
![]() | |
DoubleClick Media Web QI Net: publicidade crescerá 175% em 2001 Net: receitas de publicidade crescem | |
![]() | |
![]() |
|
|
|
![]() | |
![]() |
T E C N O L O G I A | Índice Notícias Artigos | |
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
25/09/2001 - Rui Marques Guerra | Enviar por email Versão impressora | |
Publicidade on-line gera notoriedade | ||
Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pela DoubleClick Media. No entanto, a publicidade on-line deve ser complementada com outras estratégias de marketing, nomeadamente recorrendo a meios off-line. O estudo, referido pela edição de segunda-feira do Público, foi efectuado junto de 155.486 indivíduos, para estudar dois tipos de notoriedades em três marcas: notoriedade assistida (quais de entre as marcas sugeridas o inquirido se lembra) e notoriedade espontânea (perguntar, sem qualquer lista de anúncios, pormenores dos anúncios). O objectivo era saber se existia alguma relação entre os dois tipos de notoriedade e o tamanho do anúncio, a sua localização (nas páginas, em cima das páginas ou intersticiais, que consiste em intercalar a passagem de uma página para a outra com um anúncio) e o formato em que é produzido (GIF ou Flash). Quanto ao tamanho, o ''rectângulo grande'' (336 x 280 pixels) foi o que aumentou mais as notoriedades em estudo (86 por cento), ao passo que o ''grande arranha céus'' aumentou as notoriedades em 64 por cento. Os banners (486 x 60 pixels), o formato mais utilizado na Internet, gerou um aumento de 56 por cento das notoriedades. No que diz respeito à localização da publicidade on-line, o grande destaque vai para o intersticial, que registou ganhos de notoriedade da ordem dos 200 por cento. Por fim, e no que diz respeito ao formato, a DoubleClick Media verificou que 80 por cento da publicidade "on-line" recorre a imagens GIF (que só gerou um aumento de quatro por cento) e apenas oito por cento recorre aos famosos "flash". No entanto, foram estes últimos os que geraram maior aumento das notoriedades, na casa dos 70 por cento. As grandes dúvidas quanto à eficácia da publicidade on-line têm estado relacionadas com a falta de instrumentos de medição de resultados fiáveis, tal como acontece com a televisão. O estudo foi apresentado no âmbito do seminário ''A publicidade e os meios digitais'', promovido pela Web QI.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo |