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  25/09/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Publicidade on-line gera notoriedade
 
 

Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pela DoubleClick Media. No entanto, a publicidade on-line deve ser complementada com outras estratégias de marketing, nomeadamente recorrendo a meios off-line.

O estudo, referido pela edição de segunda-feira do Público, foi efectuado junto de 155.486 indivíduos, para estudar dois tipos de notoriedades em três marcas: notoriedade assistida (quais de entre as marcas sugeridas o inquirido se lembra) e notoriedade espontânea (perguntar, sem qualquer lista de anúncios, pormenores dos anúncios).

O objectivo era saber se existia alguma relação entre os dois tipos de notoriedade e o tamanho do anúncio, a sua localização (nas páginas, em cima das páginas ou intersticiais, que consiste em intercalar a passagem de uma página para a outra com um anúncio) e o formato em que é produzido (GIF ou Flash).

Quanto ao tamanho, o ''rectângulo grande'' (336 x 280 pixels) foi o que aumentou mais as notoriedades em estudo (86 por cento), ao passo que o ''grande arranha céus'' aumentou as notoriedades em 64 por cento. Os banners (486 x 60 pixels), o formato mais utilizado na Internet, gerou um aumento de 56 por cento das notoriedades.

No que diz respeito à localização da publicidade on-line, o grande destaque vai para o intersticial, que registou ganhos de notoriedade da ordem dos 200 por cento.

Por fim, e no que diz respeito ao formato, a DoubleClick Media verificou que 80 por cento da publicidade "on-line" recorre a imagens GIF (que só gerou um aumento de quatro por cento) e apenas oito por cento recorre aos famosos "flash". No entanto, foram estes últimos os que geraram maior aumento das notoriedades, na casa dos 70 por cento.

As grandes dúvidas quanto à eficácia da publicidade on-line têm estado relacionadas com a falta de instrumentos de medição de resultados fiáveis, tal como acontece com a televisão.

O estudo foi apresentado no âmbito do seminário ''A publicidade e os meios digitais'', promovido pela Web QI.



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