DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Adobe libertou hacker russo

Hacker russo preso na Def Con 9

Hackers argentinos atacaram 1000 sites

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  31/08/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
Hacker russo já foi acusado
 
 

O hacker russo, Dimitry Sklyarov, foi formalmente acusado esta semana de violação de direitos de autor, quase um mês e meio depois de ficar retido nos Estados Unidos.

O ministério público norte-americano acusa Sklyarov e a empresa para a qual trabalha, a ElcomSoft, de prática de cinco crimes, ao abrigo da Digital Millennium Copyright Act. A lei proíbe o desenvolvimento de tecnologias que permitam ''rodear'' os direitos de autor.

O hacker russo é acusado de ter desenvolvido software que permite a cópia de livros on-line. O processo começou em Julho passado, com a prisão de Sklyarov no decorrer de uma convenção de hackers, a Def Con 9, em Las Vegas. Dimitri Sklyarov tinha acabado de fazer uma comunicação intitulada ''eBook Security: Theory and Practice'', onde apresentou um programa que permite remover as restrições dos ficheiros PDF encriptados. A principal empresa implicada, a Adobe Systems, de imediato apresentou queixa ao FBI.

Dias depois, a Adobe retirou a queixa, mas Dimitry Sklyarov foi obrigado a permanecer na Califórnia. A acusação chegou esta semana.

Dimitry Sklyarov e a ElcomSoft são acusados de conspirarem para ''retirar beneficios comerciais e financeiros'', já que durante um mês o programa esteve à venda na Internet.

Sklyarov poderá agora enfrentar uma pena de 25 anos de prisão mais multa de 250 mil dólares (55 mil contos ou pouco mais de 273 mil euros).

Dado tratar-se do primeiro processo ao abrigo da nova lei, o hacker ficou mundialmente conhecido. Nas últimas semanas, milhares de pessoas têm protestado contra a detenção de Sklyarov. Vários abaixo-assinados foram postos a circular na Internet.



< Notícia anterior
Microsoft apresenta XP em Braga
Notícia Seguinte >>
Descobertos computadores parasitas


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação