DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Vamos ver se chove na Net

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/08/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Substância para remover nuvens
 
 

A empresa americana Dyn-o-mat, que já possui a experiência na fabricação de produtos para a remoção de poluentes do meio ambiente, desenvolveu um polímero que consegue remover nuvens evitando a formação de tempestades.

O polímero, denominado Dyn-o-Storm, tem a capacidade de absorver grandes quantidades de água, transformando-se então num gel que cai à Terra e que é biodegradável. Segundo a empresa, que não revela a composição da substância, o gel resultante da absorção da água consegue dissolver-se na água do mar.

Em meados de Julho deste ano, a empresa realizou um teste com uma carga do seu polímero que foi levada até uma tempestade por um jacto. Em terra, uma equipa observava a evolução da tempestade através de um radar Doppler, e assim que o polímero foi libertado, a equipa confirmou pelo radar a dissipação da tempestade.

A empresa espera que a sua invenção venha a ser de grande utilidade em regiões do planeta sujeitas a condições atmosféricas bastante severas. Num próximo teste, a equipa da Dyn-o-mat pretende dissipar uma tempestade tropical.

O objectivo principal da empresa é evitar a formação de furacões pelo mesmo princípio, acreditando que um jacto equipado com uma carga do polímero poderá ''fragmentar'' o furacão em partes menores, que possuem, consequentemente, menor intensidade.



< Notícia anterior
ICP pronuncia-se sobre caso Maxitel
Notícia Seguinte >>
Computador procura origem do Universo


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação