Um supercomputador, desenvolvido na Inglaterra, irá tentar desvendar a origem do Universo. A poderosa máquina, a maior da Academia Britânica e a mais poderosa da Europa, tentará responder a uma das questões mais complexas da humanidade: ''Como foi criado o Universo?''
De acordo com a Agência Reuters, o computador custa cerca de 440 mil contos. No entanto, de acordo com a Universidade de Durham, na Inglaterra, não se trata de um mau investimento. A máquina cosmológica é capaz de armazenar conteúdos da Livraria Britânica e ainda lhe sobra espaço na memória.
O supercomputador, constituído por 152 processadores, consegue realizar 10 mil milhões de cálculos por segundo. Utilizando informação astronómica, pode criar simulações detalhadas da formação do Universo.
Por isso, Carlos Frenk, do Departamento de Física da Universidade, afirma: ''A nova máquina permite recrear toda a evolução do Universo, desde o Big Bang até aos nossos dias''. ''O Computador será confrontado com um dos grandes desafios da ciência: o conhecimento das origens do Universo'', salientou.
A máquina foi apresentada por Patricia Hewitt, secretária de Estado britânica do Comércio e Indústria.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação