DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Nesta notícia
Portugal é o 18º país do mundo a contribuir para o Seti@home.
 
  Links relacionados
Seti@home

Seti

Grupo português

Mais sobre o Seti@home

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17/05/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Seti@home completa um ano
 
  O projecto Seti@home é uma experiência cientifica que usa os computadores ligados à Internet para processar dados para o programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Lançado há exactamente um ano, esta iniciativa destina-se a processar dados recebidos pelo radiotelescópio da SETI em Arecibo. O objectivo é identificar qualquer emissão rádio vinda do espaço que tenha como fonte uma forma de vida inteligente. Como os sinais rádio são recolhidos de toda a abobada celeste e varrem um largo conjunto de frequencias, processar todos esses dados era uma tarefa gigantesca (a ''recolha'' chega a ser de 35 Gigabytes por dia).

Daí que o projecto Seti@home recorre a voluntários em todo o mundo que ajudam no processamento desses dados (depois de devidamente ''cortados às fatias'' em pacotes de 320 kb), com a ajuda de um pequeno programa de análise do Seti@home no seu computador e da ligação à Internet para receber os pacotes e reenviar os resultados para a Seti@home.

Em apenas um ano esta iniciativa tem já mais de dois milhões de voluntários em todo o mundo que ajudam a computar uma quantidade enorme de informação recolhida. Portugal tem também muitos voluntários e é o 18º país do mundo que mais tem contribuído para tentar encontrar os ''homenzinhos verdes''.

< Notícia anterior
Dicionários WAP
Notícia Seguinte >>
Planta que brilha quando tocada


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação