DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

23 Ago 2002 por Paulo Jorge Dias  
Teclado virtual permite escrever com os olhos

Um novo software desenvolvido por investigadores da Universidade de Cambridge permite ao utilizador escrever através de um teclado virtual, com base no movimento dos olhos.

 

Relacionados Relacionados

Primeiro teclado em tecido

Teclado Virtual para PDAs e portáteis

Uso de telemóveis desenvolve polegares

Nintendo: monitor e teclado para a GameCube


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução ao ASP 25 Out 2002

AutoCad 2000 25 Out 2002

Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 25 Out 2002

Microsoft Publisher 26 Out 2002

 

 

O projecto Dasher, no qual estão envolvidos cientistas da universidade britânica de Cambridge, desenvolveu um sistema capaz de identificar para onde os olhos estão direccionados e de utilizar esse movimento para escrever ou deslocar o ponteiro do rato.

Utilizando uma câmara que monitoriza o movimento ocular, o sistema permite que os utilizadores escrevam textos sem necessidade de teclado, reproduzindo o movimento das letras do mesmo modo que os olhos se movem para ler. Ou seja, de forma linear e da direita para a esquerda.

Ainda em fase de protótipo, o Dasher funciona com base num dicionário de expressões frequentes - semelhante aos usados nos telemóveis para redigir mensagens - e numa coluna com as letras do alfabeto do lado direito do ecrã.

Cada caracter fica numa caixa de cores e, enquanto o utilizador olha para determinada letra na coluna da direita, "arrastando-a" para a esquerda com os seus olhos, forma-se um novo "sub-alfabeto" junto da caixa onde está a primeira letra seleccionada, de modo a ir formando as palvras.

Segundo foi revelado pelos seus criadores à revista científica Nature, o sistema foi concebido para ir antecipando as letras necessárias para que os textos possam ser escritos mais rapidamente. Em cada operação executada, o software vai "aprendendo" a antecipar as palavras que o utilizador está a escrever e poder atingir, no limite, um total de 25 palavras por minuto.

O Dasher é considerado um desenvolvimento importante para os indivíduos com incapacidades físicas ao nível dos membros superiores e actualmente qualquer pessoa o poderá testar, fazendo o seu download gratuito, através do site oficial do projecto.


 

Tecnologia Tecnologia

Sharp: processador Z80 num substrato de vidro

FBI investiga ataque DDoS aos DNS Root Servers


Software Software

Advanced WMA Workshop 1.76

Ferramenta de administração do Windows ao serviço do spam


Jogos Jogos

Activision: Wolverine's Revenge para PC e GBA

Tribunal: expansão da Ubi Soft para Morrowind


Ciência Ciência

Nova técnica no transplante de órgãos de porcos

Grande buraco negro no centro da Via Láctea


E-business E-business

Publicidade com pop-ups continua a aumentar

Pressplay e MusicNet com mais acordos com editoras


Telecomunicações Telecomunicações

NTT DoCoMo: mais telemóveis com câmaras digitais

Intel com novos chips XScale para telemóveis