 |
Relacionados |
|
Primeiro teclado em tecido
Teclado Virtual para PDAs e portáteis
Uso de telemóveis desenvolve polegares
Nintendo: monitor e teclado para a GameCube
Introdução ao ASP 25 Out 2002
AutoCad 2000 25 Out 2002
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 25 Out 2002
Microsoft Publisher 26 Out 2002
|
 |
O projecto Dasher, no qual estão envolvidos cientistas da universidade britânica de Cambridge, desenvolveu um sistema capaz de identificar para onde os olhos estão direccionados e de utilizar esse movimento para escrever ou deslocar o ponteiro do rato.
Utilizando uma câmara que monitoriza o movimento ocular, o sistema permite que os utilizadores escrevam textos sem necessidade de teclado, reproduzindo o movimento das letras do mesmo modo que os olhos se movem para ler. Ou seja, de forma linear e da direita para a esquerda.
Ainda em fase de protótipo, o Dasher funciona com base num dicionário de expressões frequentes - semelhante aos usados nos telemóveis para redigir mensagens - e numa coluna com as letras do alfabeto do lado direito do ecrã.
Cada caracter fica numa caixa de cores e, enquanto o utilizador olha para determinada letra na coluna da direita, "arrastando-a" para a esquerda com os seus olhos, forma-se um novo "sub-alfabeto" junto da caixa onde está a primeira letra seleccionada, de modo a ir formando as palvras.
Segundo foi revelado pelos seus criadores à revista científica Nature, o sistema foi concebido para ir antecipando as letras necessárias para que os textos possam ser escritos mais rapidamente. Em cada operação executada, o software vai "aprendendo" a antecipar as palavras que o utilizador está a escrever e poder atingir, no limite, um total de 25 palavras por minuto.
O Dasher é considerado um desenvolvimento importante para os indivíduos com incapacidades físicas ao nível dos membros superiores e actualmente qualquer pessoa o poderá testar, fazendo o seu download gratuito, através do site oficial do projecto.
|