 |
Relacionados |
|
Japão na protecção contra cópias de CDs
Indústria discográfica com armadilhas peer-to-peer
Sony e Universal apostam em descontos via Internet
RIAA culpa pirataria por perdas no sector
Música on-line: menos downloads nos sites pagos
Listen.com vai distribuir música da Universal
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
 |
No fórum anual Jupiter PlugIn, realizado em conjunto com a revista Billboard, a indústria discográfica foi acusada de práticas anti-competitivas, como o caso das críticas do congressista americano Rick Boucher, referindo especialmente os serviços de venda de música on-line da indústria, como a MusicNet e o PressPlay.
Na opinião do congressista, estes dois serviços, que juntos detêm 80 por cento dos direitos de autor de todas as obras gravadas, deveriam ser alvos de uma nova legislação que os obrigasse a fornecer licenças às empresas concorrentes, para que estas pudessem comercializar essas músicas.
Além disto, Boucher criticou ainda as tentativas da indústria discográfica de impedir a pirataria, apontando tópicos como a implementação de tecnologias que impedem as cópias dos CDs, além de actuais e futuras leis que poderão fornecer demasiado poder às editoras.
Tanto a MusicNet quanto o PressPlay foram serviços que resultaram da luta da industria discográfica contra serviços como o Napster e outras tecnologias peer-to-peer utilizadas pelo Gnutella, e mais recentemente pelo Morpheus e KaZaA.
Muita polémica tem surgido em torno do assunto, uma vez que, para muitos consumidores, a luta da indústria contra os programas peer-to-peer é mais uma atitude monopolista, reforçada, por exemplo, pelo preço de comercialização dos CDs áudio, que com os actuais custos de produção poderiam ter um preço final reduzido, na opinião de analistas.
|