DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

9 Jul 2002 por Armindo Silva  
Indústria discográfica acusada de anti-competitiva

Durante o fórum PlugIn em Nova Iorque, o congressista Rick Boucher acusou a indústria discográfica de práticas anti-competitivas com os seus serviços de venda de música digital on-line.

 

Relacionados Relacionados

Japão na protecção contra cópias de CDs

Indústria discográfica com armadilhas peer-to-peer

Sony e Universal apostam em descontos via Internet

RIAA culpa pirataria por perdas no sector

Música on-line: menos downloads nos sites pagos

Listen.com vai distribuir música da Universal


DIGITO Formação Digito Formação

A Ligação à Internet 20 Fev 2003

Introdução à Internet 20 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003

Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003

 

 

No fórum anual Jupiter PlugIn, realizado em conjunto com a revista Billboard, a indústria discográfica foi acusada de práticas anti-competitivas, como o caso das críticas do congressista americano Rick Boucher, referindo especialmente os serviços de venda de música on-line da indústria, como a MusicNet e o PressPlay.

Na opinião do congressista, estes dois serviços, que juntos detêm 80 por cento dos direitos de autor de todas as obras gravadas, deveriam ser alvos de uma nova legislação que os obrigasse a fornecer licenças às empresas concorrentes, para que estas pudessem comercializar essas músicas.

Além disto, Boucher criticou ainda as tentativas da indústria discográfica de impedir a pirataria, apontando tópicos como a implementação de tecnologias que impedem as cópias dos CDs, além de actuais e futuras leis que poderão fornecer demasiado poder às editoras.

Tanto a MusicNet quanto o PressPlay foram serviços que resultaram da luta da industria discográfica contra serviços como o Napster e outras tecnologias peer-to-peer utilizadas pelo Gnutella, e mais recentemente pelo Morpheus e KaZaA.

Muita polémica tem surgido em torno do assunto, uma vez que, para muitos consumidores, a luta da indústria contra os programas peer-to-peer é mais uma atitude monopolista, reforçada, por exemplo, pelo preço de comercialização dos CDs áudio, que com os actuais custos de produção poderiam ter um preço final reduzido, na opinião de analistas.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China