 |
Relacionados |
|
Vodafone e T-Mobile desenvolvem pagamentos móveis
Vodafone disponibiliza "E-mail Para Voz"
NTT DoCoMo desenvolve telemóvel "sem voz"
Microsoft, Intel e TI nos telemóveis
Optimus lança projecto na área de Saúde Móvel
Balões meteorológicos na comunicação móvel
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
 |
A Internet e o telemóvel vão ser ferramentas a utilizar por um grupo de eleitores de Liverpool, para exercerem o seu dever cívico nas próximas eleições municipais britânicas.
Este projecto piloto, que envolve cerca de 20.000 eleitores, visa promover a participação dos cidadãos no acto eleitoral em Everton e Church, localidades que apresentaram taxas de participação de 14,5 e 24,5 por cento, respectivamente, nas eleições municipais do ano 2000.
Os eleitores envolvidos no projecto vão receber um código em suas casas (uma palavra passe digital), que deverão digitar na Internet ou nos seus telemóveis, de forma a que possam aceder ao serviço de voto electrónico, explicou um porta voz da câmara municipal de Liverpool, citado pela Agência Lusa.
O grupo telefónico British Telecom, que desenvolveu a nova tecnologia que suporta o projecto, vai assegurar que os códigos disponibilizados não possam ser pirateados, nem que seja possível descobrir a opção de voto dos eleitores que utilizem estas novas plataformas.
As expectativas de sucesso, por parte da Câmara de Liverpool, são evidentes. "Talvez dentro de alguns anos todos nós votemos assim", afirmou o porta voz do município. "O governo britânico autorizou pela primeira vez uma revogação da lei eleitoral para permitir a realização de experiências sobre novas formas de voto, com o objectivo de oferecer maior flexibilidade aos eleitores", acrescentou.
Para além destas duas localidades, vão existir mais projectos de voto electrónico, em 30 cidades britânicas. Em Sheffield, por exemplo, alguns eleitores vão receber um cartão com um chip contendo uma palavra-passe secreta, que poderão utilizar nos quiosques electrónicos espalhados pela cidade, de forma a exercerem o seu direito de voto.
|