 |
Relacionados |
|
Barry White no acasalamento de cações
DJ informático adapta-se ao público
Roxio adquire MGI e torna-se líder do sector
Pressplay permitirá gravação em CDs
Philips: CDs áudio com protecção não têm futuro
50 milhões fizeram download de música
Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 12 Mar 2003
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 12 Mar 2003
Introdução à Internet 12 Mar 2003
A Ligação à Internet 12 Mar 2003
|
 |
O Soundbug é um pequeno aparelho, não maior do que um rato para computador, que pode ser ligado a um reprodutor de CDs, minidisc, etc., para depois ser fixado a uma superfície lisa para a qual transmite as vibrações da música, transformando-a assim num altifalante.
Este pequeno aparelho utiliza uma tecnologia desenvolvida pela empresa Newlands Scientific, originária na Universidade de Hull no Reino Unido, fazendo uso de um pequeno objecto vibratório composto por 60 por cento de ferro em conjunto com outros manteriais mais raros.
A este material é dado o nome de Terfenol-D, que foi desenvolvido pelas forças militares norte-americanas para o desenvolvimento de sonares, sendo composto, para além do ferro, por térbio e disprósio.
Quando submetido a um campo magnético, este material se movimento de maneira muito subtil, na ordem dos mícron de distância, mas a sua movimentação gera uma força na ordem dos 180 quilogramas, transferindo assim a vibração para a superfície que propaga o som, segundo explica Richard May, presidente da empresa Olympia, que comercializa o aparelho.
A empresa também está a desenvolver outros aparelhos que utilizam a mesma tecnologia, como um sistema mãos livres para telemóveis que transforma o pára-brisas do carro num altifalante.
O Soundbug foi apresentado oficialmente na CeBit deste ano e deverá começar a ser comercializado ainda este mês no Reino Unido por um preço de 30 libras (48,46 euros).
|