 |
Relacionados |
|
Robot da Honda vira recepcionista
Inteligência artificial premiada
E o prémio foi para...
Diálogo com computador mais próximo
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
Está revisto e melhorado o HPDJ. O disc-jockey virtual, inventado por Dave Cliff, investigador do Laboratório de Bristol da HP (e DJ nas horas vagas), aparece com nova versão. O DJ informático consegue agora reagir e adaptar-se às reacções do público.
Em Fevereiro de 2000, Dave Cliff apresentou um DJ informático, capaz de passar e misturar música nas discotecas como um qualquer DJ. Mas um 'despique' entre máquina e humanos, organizado pela revista britânica New Scientist permitiu descobrir que o principal handicap do HPDJ era a incapacidade deste reagir às preferências do público.
Agora, Dave Cliff apresenta uma versão melhorada. O novo HPDJ permite monitorizar o comportamento do público e responder com novas músicas e ritmos às reacções dos dançarinos.
Com a nova versão, à entrada da discoteca, cada cliente recebe uma espécie de relógio de pulso, equipado com sensores para monitorizar pulsação cardíaca, respiração e aceleração dos movimentos. Esses mesmos dados são constantemente transmitidos ao HPDJ por ligação Bluetooth.
Na composição de cada música, o HPDJ recorre ao arquivo de sons para compor as várias faixas (baixo, batidas, ritmos e percussão, voz, ...). Mediante as 'vibrações transmitidas', a máquina faz a remistura com novos sons e batidas mais lentas ou aceleradas de forma a adaptar-se aos gostos do público.
No final, o HPDJ dá ainda um bónus ao cliente: um CD com a música que, no fundo, este acabou por ajudar a criar.
|