 |
Relacionados |
|
Vírus natalícios no seu sapatinho
Dreamcast espalha vírus natalício
Corel Draw v. 9 3 Jan 2003
Como Configurar o Setup do PC 3 Jan 2003
Introdução à Internet 3 Jan 2003
Introdução a Redes 3 Jan 2003
|
 |
A nova moda de enviar votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo através de postais electrónicos pode trazer algumas surpresas: um vírus (ou worms) no seu sapatinho!
De facto, os postais electrónicos (e-cards) são cada vez mais utilizados, não só porque são práticos mas, principalmente, porque são mais baratos. E, nesta fase de recessão económica, acabam por dar muito jeito à maioria das empresas para enviarem desejos de boas festas aos seus clientes e amigos.
No entanto, e tal como tem acontecido noutros anos, muitos dos postais enviados por e-mail podem conter vírus. E numa altura em que as pessoas estão mais susceptíveis a este tipo de mensagens poderão, inavertidamente, abrir um e-mail sem tomarem as devidas precauções de segurança.
Nos anos anteriores, os vírus ''Navidad'' e ''Music'' foram os que mais correram na Net durante a época natalícia. E é bom não esquecer que a MessageLabs classificou 2001 como ''o ano dos vírus''. De facto, e de acordo com dados desta empresa, um em cada 370 e-mails contêm vírus. Em 2000 eram apenas um em cada 700.
Para evitar que os sistemas informáticos sejam invadidos por estas pragas do novo século, é necessário educar os utilizadores de PCs e de Internet relativamente às questões da segurança.
Alertar para a abertura de ficheiros anexos recebidos na correspondência electrónica (não só de ficheiros executáveis como em formatos .vbs ou .js) e, principalmente, a necessidade de manter um bom anti-vírus actualizado são dois dos principais mandamentos dos peritos em segurança informática.
|