DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

3 Dez 2001 por Paulo Jorge Dias  
Ginger é uma trotineta motorizada

Depois de quase um ano na expectativa, foi finalmente revelado o mistério da Ginger. Afinal, a invenção revolucionária é uma trotineta motorizada que terá custos de utilização inferiores aos 11 escudos por dia.

 

Relacionados Relacionados

''Ginger'' à venda na Amazon!

Afinal, o que é o Ginger?

Ginger pode ser uma trotineta



DIGITO Formação Digito Formação

Edição Electrónica 16 Jun 2002

Microsoft Publisher 16 Jun 2002

FreeHand v. 9 16 Jun 2002

ABC dos Mercados de Capitais 16 Jun 2002

 

Depois de quase um ano na expectativa, foi finalmente revelado o mistério da Ginger. Afinal, a invenção revolucionária é uma trotineta motorizada que terá custos de utilização inferiores aos 11 escudos (ou 50 eurocêntimos) por dia.

A notícia e a imagem da Ginger foram reveladas na edição de segunda-feira da revista americana Time, onde o inventor, Dean Kamen, defende que o dispositivo ''revolucionário'' poderá substituir o automóvel no centro das grandes cidades, graças ao seu baixo custo e ao facto de não causar danos no ambiente.

No entanto, admite que essa utilização só poderá ser feita em pequenos percursos, em áreas muito condicionadas pelo trânsito, uma vez que o aparelho terá uma autonomia de 27 quilómetros e atingirá velocidades de 27,36 quilómetros por hora.

Conhecida como IT ou Ginger, a Segway (nome oficial) utiliza um complexo sistema de giroscópios e computadores para imitar o sentido de equilíbrio do ser humano. Para avançar o condutor terá que se inclinar para a frente, devendo inclinar-se para os lados quando quiser mudar de direcção.

Segundo revelou o criador da Ginger à Time, é praticamente impossível cair, mesmo em locais onde exista gelo, neve ou mesmo escadas. ''O objectivo é colocar o ser humano num sistema em que a máquina possa agir como uma extensão do corpo humano'', disse Dean Kamen à revista.

Dentro de um ano a empresa Segway Co., que detém a patente do produto, espera introduzir no mercado um modelo para grande consumo, que deverá custar cerca de 3 mil dólares (671.406 escudos ou 3.348 euros). A empresa construiu uma fábrica em Manchester, no estado americano de New Hampshire, onde prevê produzir perto de 40 mil unidades da Segway por mês.

Foi uma das invenções mais misteriosas e aguardadas do ano, desde que no início do ano foi apresentada como ''ainda mais revolucionária que a Internet''. Em concreto, sabia-se apenas, através do registo da patente, que se tratava de um aparelho semelhante a uma trotineta.


 

Tecnologia Tecnologia

Axis apresenta Network Camera a infravermelhos

W32/Perrun: vírus propaga-se através de imagens


Software Software

Audio Conversion Wizard 1.35

Microsoft: falha de segurança no software RAS


Jogos Jogos

Operation Flashpoint: Resistance

Lotus Challenge: da PlayStation 2 para a Xbox


Ciência Ciência

Vacina contra a nicotina com resultados positivos

Tomates nos repelentes contra mosquitos


E-business E-business

Apple compra tecnologia para efeitos vídeo

Equipamento informático: vendas superam previsões


Telecomunicações Telecomunicações

PT negoceia licença para operar em Timor

Novos prestadores ganham 0,9 por cento à PT