DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

26 Nov 2001 por Paula Cardoso  
Clonado primeiro embrião humano

Uma empresa privada norte-americana anunciou ter clonado o primeiro embrião humano. Os investigadores da Advanced Cell Technology garantem que as células humanas reprogramadas podem fornecer tecidos para transplante.

 

Relacionados Relacionados

Clone humano em 2003?


DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 9 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 9 Fev 2003

Introdução ao ASP 9 Fev 2003

 

 

Cientistas da Advanced Cell Technology, empresa privada norte-americana, anunciaram no domingo a clonagem com sucesso de um embrião humano. Os resultados, ainda que preliminares, mostram que ''a reprogramação de células humanas é possível'', afirmou Jose B. Cibelli, um dos vice-presidentes da Advanced Cell.

Tratou-se da primeira vez que foi utilizada a tecnologia da clonagem para desenvolver um embrião humano. O objectivo, asseguram os responsáveis, será sempre salvar vidas e nunca clonar um ser humano.

''A nossa intenção não é clonar seres humanos, mas alargar a aplicação de terapias a outras doenças, como a diabetes, cancro, sida, doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer'', garantiu Robert Lanza, outro dos vice-presidentes da Advanced Cell Technology.

O relatório da experiência (doc. pdf) foi publicado no Journal of Regenerative Medicine. A equipa conseguiu retirar o ADN de ovócitos e substitui-lo pelo ADN de células humanas adultas. Dos ovócitos, dois dividiram-se e deram origem a embriões com quatro células. Um terceiro conseguiu mesmo formar seis células.

Segundo os autores, os resultados provam que as células humanas reprogramadas podem fornecer tecidos para transplante. Mas ficou ainda por esclarecer se destes embriões, os cientistas conseguiram retirar células estaminais. É que as estaminais - ou indiferenciadas - podem transformar-se em todas as outras células do organismo humano e assim criar órgãos.

A experiência agora divulgada voltou a dividir a comunidade científica e política. Várias são as vozes que nas últimas horas se levantaram contra a experiência. Do Vaticano, saiu mesmo, uma mensagem de preocupação pela continuidade das experiências.

Do lado da Advanced Cell Technology, o presidente, Michael West, argumenta: ''Biológica e cientificamente, as entidades que estamos a criar não são um indivíduo. São apenas vida celular''.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China