DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

31 Jan 2001 por Rui Marques Guerra  
Clone humano em 2003?

Um grupo de médicos, especialistas em medicina reprodutiva, anunciou a sua intenção de clonar o primeiro ser humano até 2003, com o objectivo de ajudar casais inférteis.

 

Relacionados Relacionados

Uso de embriões humanos mais flexível

Clonagem de espécies em extinção


DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 9 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 9 Fev 2003

Introdução ao ASP 9 Fev 2003

 

 

Um grupo de médicos, especialistas em medicina reprodutiva, anunciou a sua intenção de clonar o primeiro ser humano até 2003, com o objectivo de ajudar casais inférteis.

O anúncio foi feito por Panayiotis Zavos, um especialista com mais de 25 anos de experiência no campo da reprodução e que se dedica à investigação na Universidade de Kentucky, e o italiano Severino Antinori (conhecido pelo facto de oferecer tratamentos de infertilidade a mulheres que já passaram da menopausa), numa conferência sobre o tema que se realizou em Lexington, na passada quinta-feira.

De acordo com estes médicos, que compõem um grupo formado por especialistas de vários países, o método a utilizar deverá ser em tudo semelhante à utilizada na clonagem de animais, como foi o caso da ovelha ''Dolly'', clonada em 1997 na Escócia.

A técnica a utilizar consiste em injectar no óvulo da mulher (que deverá estar na casa dos 30 anos) material genético retirado do elemento masculino do casal, permitindo-lhes conceber um filho biológico sem terem de recorrer aos óvulos ou esperma de outras pessoas. Também pode ser a mulher a ser clonada, desde que o casal assim o deseje.

A experiência deverá ser realizada ''num país mediterrânico'' e, de acordo com Zavos, já existem dez casais voluntários. O custo deverá rondar os 13 mil contos.

Isto porque a clonagem envolve demasiados riscos. Vários médicos ouvidos pela Reuters afirmam que por cada animal clonado com êxito, existem várias experiências que produzem embriões defeituosos, com fetos que não se desenvolvem, que morrem no útero ou animais que morrem logo após a nascença. No caso da ''Dolly'', foram produzidos 277 embriões, 20 foram implantados no útero de uma ovelha e, desses, apenas nasceu a ''Dolly''.

Com este anúncio, volta a instalar-se a polémica em torno das experiências de clonagem, não só na sociedade civil, com especial destaque para a Igreja Católica, mas também junto da comunidade científica e mais especificamente na comunidade médica. Apesar disso, a legislação que regula as práticas de clonagem têm vindo a tornar-se mais flexíveis. É o caso da Grã-Bretanha, que recentemente aprovou uma emenda à lei que regulava a utilização dos embriões humanos com fins terapêuticos, tornando-a mais flexível.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China