DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

28 Jan 2000 por Lusa  
EUA, Europa e Sociedade de Informação

Os Estados Unidos da América esperam que os Quinze lancem as bases que permitam uma aceleração do desenvolvimento da sociedade da informação europeia.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Os Jogos 4 Jan 2003

A Utilização do Terminal Remoto 4 Jan 2003

ASP Avançado 4 Jan 2003

Introdução ao Mp3 4 Jan 2003

 

 

(Lusa) - Os Estados Unidos da América esperam que, durante a presidência portuguesa da União Europeia, os Quinze lancem as bases que permitam uma aceleração do desenvolvimento da sociedade da informação europeia, nomeadamente o comércio electrónico.

Para Richard Morningstar, embaixador norte-americano junto das instituições europeias, ''não se trata de uma corrida (entre a UE e os EUA), nem é assim tão importante que daqui a dez anos a Europa consiga ultrapassar os Estados Unidos no que respeita à sociedade da informação''. ''O que é realmente importante para os Estados Unidos é que a UE esteja de boa saúde económica'', precisou o representante de Washington junto da UE.

Um dos objectivos da presidência portuguesa para a Cimeira Europeia de Lisboa, que se vai realizar em 23 e 24 de Março, é o arranque de um processo de coordenação das economias que permita à Europa comunitária alcançar, num prazo de dez anos, a economia tecnologicamente mais avançada do Mundo, que é a norte-americana.

Representantes de Washington realçaram a importância para os Estados Unidos e para a Europa da resolução da questão da protecção de dados informáticos. O embaixador em Portugal espera que ''durante a presidência portuguesa possa haver um acordo e o desenvolvimento'' de regras comuns nesta área.

O crescimento do comércio electrónico depende do desenvolvimento e aceitação de regras comuns de protecção da confidencialidade das trocas de informação durante as transacções. O acesso do maior número possível de empresas e de pessoas, nomeadamente trabalhadores e estudantes, às novas tecnologias de informação é um dos objectivos estratégicos para o médio prazo que a presidência comunitária pretende ver fixados na Cimeira extraordinária de Lisboa de líderes dos Quinze. A democratização do uso dos meios informáticos é tido pela presidência como uma forma de melhorar a capacidade de os trabalhadores manterem um emprego ou acederem a um outro (''empregabilidade''). Por outro lado, a disseminação desses meios no mundo empresarial, sobretudo entre as pequenas e médias empresas (PME), é igualmente considerada indispensável ao reforço da competitividade das sociedades e da economia europeias.

A mesma ideia está na origem da iniciativa da Comissão Europeia denominada ''E-Europe'' (Europa ligada via INTERNET), que a presidência portuguesa transpôs para o pacote de medidas concretas a submeter à Cimeira extraordinária sobre Emprego, Reformas Económicas e Coesão Social para uma Europa da Inovação e do Conhecimento.


 

Tecnologia Tecnologia

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004

Boeing abandona os planos para o Sonic Cruiser


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

China: sucesso no quarto lançamento espacial

Nasce o primeiro bebé humano por clonagem


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China