Os Jogos 4 Jan 2003
A Utilização do Terminal Remoto 4 Jan 2003
ASP Avançado 4 Jan 2003
Introdução ao Mp3 4 Jan 2003
|
 |
(Lusa) - Os Estados Unidos da América esperam que, durante a presidência portuguesa da União Europeia, os Quinze lancem as bases que permitam uma aceleração do desenvolvimento da sociedade da informação europeia, nomeadamente o comércio electrónico.
Para Richard Morningstar, embaixador norte-americano junto das instituições europeias, ''não se trata de uma corrida (entre a UE e os EUA), nem é assim tão importante que daqui a dez anos a Europa consiga ultrapassar os Estados Unidos no que respeita à sociedade da informação''.
''O que é realmente importante para os Estados Unidos é que a UE esteja de boa saúde económica'', precisou o representante de Washington junto da UE.
Um dos objectivos da presidência portuguesa para a Cimeira Europeia de Lisboa, que se vai realizar em 23 e 24 de Março, é o arranque de um processo de coordenação das economias que permita à Europa comunitária alcançar, num prazo de dez anos, a economia tecnologicamente mais avançada do Mundo, que é a norte-americana.
Representantes de Washington realçaram a importância para os Estados Unidos e para a Europa da resolução da questão da protecção de dados informáticos.
O embaixador em Portugal espera que ''durante a presidência portuguesa possa haver um acordo e o desenvolvimento'' de regras comuns nesta área.
O crescimento do comércio electrónico depende do desenvolvimento e aceitação de regras comuns de protecção da confidencialidade das trocas de informação durante as transacções.
O acesso do maior número possível de empresas e de pessoas, nomeadamente trabalhadores e estudantes, às novas tecnologias de informação é um dos objectivos estratégicos para o médio prazo que a presidência comunitária pretende ver fixados na Cimeira extraordinária de Lisboa de líderes dos Quinze.
A democratização do uso dos meios informáticos é tido pela presidência como uma forma de melhorar a capacidade de os trabalhadores manterem um emprego ou acederem a um outro (''empregabilidade'').
Por outro lado, a disseminação desses meios no mundo empresarial, sobretudo entre as pequenas e médias empresas (PME), é igualmente considerada indispensável ao reforço da competitividade das sociedades e da economia europeias.
A mesma ideia está na origem da iniciativa da Comissão Europeia denominada ''E-Europe'' (Europa ligada via INTERNET), que a presidência portuguesa transpôs para o pacote de medidas concretas a submeter à Cimeira extraordinária sobre Emprego, Reformas Económicas e Coesão Social para uma Europa da Inovação e do Conhecimento.
|