A Ligação à Internet 28 Dev 2002
Como Configurar o Setup do PC 28 Dev 2002
Introdução à Internet 28 Dev 2002
Edição Electrónica 28 Dev 2002
|
 |
A empresa Accu Call anunciou o desenvolvimento de um sistema computorizado que irá auxiliar o trabalho dos árbitros de ténis, nomeadamente nos courts de terra batida, dado que não pode ser utilizado em pisos sintéticos e pisos de relva.
O novo sistema, que será testado no Open de Estocolmo no próximo mês de Novembro, é composto por um conjunto de sensores de cobre, revestidos com um polímero condutor, espalhados pelo court. As bolas a utilizar também irão conter material condutor, que não afectará o seu ''voo''.
''Cada vez que a bola tocar no solo, um computador regista a sua posição exacta. Pode inclusivamente determinar a percentagem em que a bola está dentro ou fora'', afirmou Hans Tormod Hansen, director da Accu Call.
Os dados serão enviados para os juízes de linha, equipados com auscultadores que emitem um sinal sempre que a bola seja boa. Outra novidade é a possibilidade de os espectadores poderem ver os resultados num ecrã de televisão colocado no court.
O sistema poderá ainda ser instalado em courts já existentes. Os responsáveis da empresa estimam que este novo equipamento possa aumentar entre 10 a 15% os custos totais da construção de um court.
Se for implementado na maioria dos courts espalhados pelo globo, deixaremos de ver cenas como as que eram feitas por John McEnroe, tenista norte-americano já retirado das competições, que ficou famoso pelas constantes discussões que mantinha com os árbitros.
Actualmente existe um sistema, denominado Cyclops, apenas utilizado nos pisos rápidos (relva e sintéticos), que emite um sinal sonoro sempre que uma bola sai fora da ''caixa de serviço'', no momento em que o tenista está a servir (no início de uma jogada).
|