DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

12 Out 2000 por Armindo Silva  
Bananas na luta contra as doenças

A utilização de bananas geneticamente alteradas pode vir a ser uma solução para a administração de vacinas nos países mais pobres.

 

DIGITO Formação Digito Formação

A Ligação à Internet 28 Dev 2002

Como Configurar o Setup do PC 28 Dev 2002

Introdução à Internet 28 Dev 2002

Edição Electrónica 28 Dev 2002

 

 

O cientista Charles Arntzen da Universidade do Arizona acredita que através de modificações genéticas, a banana poderá vir a ser utilizada nos países mais pobres do terceiro mundo para a administração de vacinas, uma vez que é um fruto vulgar e que aparece em grande quantidade naqueles países.

Em muitos dos países pobres, a administração das vacinas torna-se muito cara, fazendo com que cerca de 20% das crianças no mundo inteiro sejam vulneráveis às doenças. Além disso, a utilização de seringas e agulhas ainda pode ser um veículo de transmissão de outras doenças.

Arntzen chegou à conclusão que algumas plantas poderiam ser modificadas para produzirem determinadas proteínas que, quando ingeridas, podem influenciar o sistema imunitário a produzir anticorpos antes da doença se manifestar.

No entanto, Arntzen não começou os testes com bananas, uma vez que são difíceis de manipular geneticamente. Por isso testes iniciais foram feitos com batatas e tomates, testados em humanos e ratos, tendo sido produzido o efeito imunitário desejado sem efeitos colaterais sérios. O único entrave era o facto dos pacientes terem de comer muitas batatas, e terem de comê-las cruas, uma vez que se fossem cozinhadas prejudicariam as proteínas.

Os estudos devem prosseguir para que os pacientes não tenham de comer uma grande quantidade de vegetais para conseguirem o efeito desejado, tendo os cientistas de aumentar a concentração ou o efeito das proteínas nos frutos, o que, segundo Arntzen, é uma questão de tempo.


 

Tecnologia Tecnologia

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004

Boeing abandona os planos para o Sonic Cruiser


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Nasce o primeiro bebé humano por clonagem

Tratamento do cancro fora do corpo


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China