DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

22 Jan 2001 por José Borregana  
DeCSS: continua a saga em tribunal

A Electronic Frontier Foundation está a tentar, legalmente, que o programa de leitura de DVDs sem o código de encriptação seja ''libertado''. Mas já perdeu a primeira batalha jurídica.

 

Relacionados Relacionados

Autor de programa para DVD preso

DeCSS em tribunal americano

Descodificação de DVDs


DIGITO Formação Digito Formação

Como Configurar o Setup do PC 4 Fev 2003

Utilização do Microsoft Access 2000 4 Fev 2003

Introdução à Internet 4 Fev 2003

A Ligação à Internet 4 Fev 2003

 

 

A Electronic Frontier Foundation (EFF) tinha entrado com uma acção em tribunal alegando que o impedimento de disponibilizar, via Internet, o software DeCSS (evita o código de protecção dos discos DVD) era uma violência contra a primeira emenda da Constituição americana.

A EFF está a pedir em tribunal que a proibição legal de colocar na Internet o tal programa, ou de fazer hiperligações a sites que o disponibilizem, seja levantada.

Segundo o anúncio da EFF, o tribunal de primeira instância regulou contra este pedido, mas a EFF vai continuar em segunda instância com novos argumentos.

Em Agosto, um tribunal de Nova Iorque tinha decretado ilegal que o site 2600 publicasse informação ou hiperlinks a qualquer assunto relacionado com o programa DeCSS.

A EFF, que está a representar principalmente a 2600 Enterprises, quer que, juridicamente, seja considerado como inconstitucional a restrição à liberdade de expressão no que toca ao uso do programa DeCSS para fins não ilegais. É o caso do estudo do código para fins educacionais.

A batalha legal teve inicio quando a Motion Picture Association of America (MPAA) colocou uma acção contra o 2600 e outros sites, por publicarem informações sobre o programa DeCSS pois este alegadamente violava os direitos de autor. Nesta altura o site 2600 não acatou esta imposição sendo processado por isso.

O já famoso programa DeCSS, que descodifica DVDs com filmes permitindo a sua cópia para o disco do computador, foi criado por um jovem norueguês de 16 anos, motivado pela não existência de nenhum software para Linux que permitisse a visualização de filmes DVD, chegando a ser preso por isso. A descodificação e posterior cópia dos filmes para o disco do computador era a única forma que os utilizadores de Linux tinham ao seu dispor para desfrutar dos filmes em DVD.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China