DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

31 Out 2001 por Paula Cardoso  
Aibo: Site de culto obrigado a fechar

''Graças à sabedoria da Entertainment Robot America, sou obrigado a retirar os ficheiros do meu site''. É com esta frase que um programador anónimo encerra parte do Aibopet.com, um dos sites de culto dos proprietários do cão-robot da Sony.

 

Relacionados Relacionados

Aibo 2 é sucesso de vendas

Sony lança cão robot

Cão robot esgota em 20 minutos


DIGITO Formação Digito Formação

A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003

Os Jogos 5 Mar 2003

Introdução ao Mp3 5 Mar 2003

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

 

 

''Graças à sabedoria da Entertainment Robot America, sou obrigado a retirar os ficheiros do meu site''. É com esta frase que um programador anónimo encerra parte do Aibopet.com, um dos sites de culto dos proprietários do cão-robot da Sony.

O Aibopet.com continha aplicações, desenvolvidas por um programador anónimo, que permitiam adicionar ou melhorar algumas das características do ''animal'' de estimação. O DiscoAibo, um dos ficheiros mais procurados, permitia, por exemplo, pôr o Aibo a dançar ao som de música.

No site constavam ainda informações sobre os códigos de programação do Aibo, que possibilitava aos interessados ficarem a conhecer o funcionamento e alguns dos segredos do primeiro cão-robot do mundo.

Agora, uma carta, assinada pelo vice-presidente da Entertainment Robot America (empresa subsidiária da Sony), enviada a 24 de Outubro, levou à remoção dos ficheiros do site.

A empresa que desenvolveu o Aibo acusa o programador de estar a usar códigos da Sony nas aplicações. E alerta para a violação dos direitos de autor, assim como do Digital Millennium Copyright Act., lei norte-americana, de 98, que proíbe a distribuição de tecnologia que permita aceder a dados protegidos (documento em formato pdf).

Apesar de reconhecer que violava segredos da programação do Aibo, o proprietário do site alega que nunca houve intenções de tirar dividendos financeiros da situação. Antes pelo contrário, argumenta, ajudava a vender mais Aibos.

Depois da remoção dos ficheiros, têm-se difundido via Internet várias petições e cartas de protesto dirigidas à Sony. Em todas elas, contesta-se a decisão da multinacional de origem nipónica.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China