 |
Relacionados |
|
China: 70 por cento apoia o open source
China: mais restrições para a Internet
"Gigantes" do Linux criam a UnitedLinux
Linux baixou as vendas em 5 por cento em 2001
Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 27 Fev 2003
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 27 Fev 2003
Os Jogos 27 Fev 2003
Introdução ao Mp3 27 Fev 2003
|
 |
Yangfan Linux é o nome do sistema operativo open source que pretende substituir o Windows 98 em todos os computadores do governo chinês.
Desenvolvido pelo Beijing Software Industry Productivity Center (BSIPC), com o apoio das autoridades de Pequim, o Yangfan - expressão chinesa que equivale ao português "içar as velas" - foi revelado durante a última edição do Linuxworld, que decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos.
Esta distribuição do Linux estará disponível sob licença pública geral GNU (General Public License) e deverá suportar caracteres chineses. Até agora já terá sido instalado em 2.800 computadores de organizações governamentais, substituindo os sistemas operativos da Microsoft ou então versões anteriores do Linux.
Além do BSIPC - organismo criado pelo próprio governo chinês -, estão envolvidos no projecto cerca de 100 engenheiros de 18 organizações diferentes, onde se incluem universidades, empresas privadas e o próprio governo de Taiwan.
Conforme foi noticiado pela Digito, em Julho, uma pesquisa efectuada junto dos developers chineses revelava que 70 por cento apoiava o desenvolvimento de aplicações open source.
Além de estar em conformidade com a política socialista do país, esta tendência favorável ao código aberto ia de encontro aos planos do governo de Pequim, que pretendia desenvolver um sistema operativo que substituisse o Windows 98, que tinha uma ampla utilização no país.
|