 |
Relacionados |
|
Apple aposta no mercado escolar com o eMac
Apple compra empresa responsável pelo FireWire
Apple lança novo iPod
Grupo Sonae vende distribuidor da Apple
ZyGoVideoH: Quicktime nos PDAs
Apple revela software de acesso remoto para OS X
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
 |
O presidente da Apple, Steve Jobs, apresentou, na segunda-feira, aquele que será o próximo upgrade do sistema operativo Mac OS X e que recebeu o nome de código "Jaguar".
Com lançamento previsto para o Verão, a nova versão inclui o iChat, um novo programa de mensagens instantâneas que será compatível com o AOL Internet Messenger e que permitirá a troca de ficheiros. O mensageiro da Apple vai também possibilitar a ligação com a aplicação de contactos Address Book.
Mas a principal novidade será a introdução da tecnologia Inkwell para reconhecimento de letra manuscrita, através da qual é possível introduzir texto escrito "à mão" no computador, usando uma caneta electrónica e um dispositivo designado de "input tablet", onde o utilizador irá inserir o texto.
Em relação ao software multimédia, o QuickTime 6 e o QuickTime Broadcaster estarão integrados no novo Mac OS X e vão constituir a primeira solução integrada para criação, streaming e visualização de conteúdos MPEG-4.
O QuickTime 6 está já concluído, mas o seu lançamento foi suspenso enquanto a Apple negoceia o licenciamento da tecnologia MPEG-4. Segundo a empresa, a nova versão deste software vai incluir um codec vídeo para descodificação de conteúdos MPEG-4, assim como o playback MPEG-1 e MPEG-2 e o formato áudio de nova geração Advanced Audio Coding (AAC)
O "Jaguar" vai dispor igualmente do Rendezvous, um standard proposto pela Apple para a detecção automática de computadores, dispositivos e serviços através de redes IP (Ethernet, AirPort). Esta tecnologia vai permitir que os computadores Mac possam reconhecer outros computadores dentro de uma rede e que troquem ficheiros entre si.
Na apresentação do novo Mac OS X - durante o Worldwide Developer Conference-, Steve Jobs exemplificou esta funcionalidade, fazendo streaming de ficheiros de música entre dois computadores, através de uma rede AirPort.
|