 |
Relacionados |
|
Pacto Philips e Sun para o MPEG-4
Apple apresenta novidades
Dell: processo por utilizar o MPEG-2 em DVD
QuickTime faz 10 anos
Como Configurar o Setup do PC 4 Fev 2003
Utilização do Microsoft Access 2000 4 Fev 2003
Introdução à Internet 4 Fev 2003
A Ligação à Internet 4 Fev 2003
|
 |
O QuickTime 6, a nova versão do conhecido media player da Apple, foi apresentada na terça-feira, mas a sua comercialização está por agora suspensa.
Em causa estão divergências com a MPEG-LA, grupo que detém a patente da tecnologia MPEG-4 e, segundo a Apple, terá imposto condições de licenciamento que envolvem o pagamento de comissões elevadas.
A versão mais recente do QuickTime inclui suporte para o standard de transmissão de conteúdos de alta qualidade MPEG-4, considerado pela Apple como "o melhor formato para streaming na Web".
No entanto, a empresa defendeu, em comunicado, que aquela tecnologia não poderá ser bem sucedida com as condições de licenciamento propostas pela MPEG-LA. Além do pagamento de royalties por parte de empresas que, como Apple, utilizam codecs do MPEG-4, são igualmente impostos pagamentos por parte de fornecedores de conteúdos que utilizem MPEG-4 para transmissões de vídeo em streaming.
"A Apple concorda com o pagamento de royalties razoáveis pela inclusão de codecs do MPEG-4 QuickTime, mas não acredita que o formato se possa impôr no mercado se os fornecedores de conteúdos forem obrigados a pagar royalties pela utilização de MPEG-4", refere o comunicado.
Juntamente com os novos QuickTime Streaming Server 4 e QuickTime Broadcaster, o QuickTime 6 constitui a primeira solução integrada para streaming de conteúdos multimédia. Segundo a Apple, a inclusão do MPEG-4 vai possibilitar a utilização do programa com uma menor largura de banda e permitirá uma maior interactividade.
|