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A inteligência artificial deste segundo jogo foi em muito melhorada em relação ao primeiro, sendo bem notável a habilidade dos inimigos principalmente quando entre eles se encontra um Ás
 
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Microsoft Combat Flight Simulator 2: WW II Pacific Theater

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  27/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Microsoft Combat Flight Simulator 2
 
  imagjogana101 picture Há dois anos quando a Microsoft lançou o Combat Flight Simulator, havia alguma competição no mercado com outros simuladores de combate aéreo, pelo que não se pensava, antes do lançamento, que a Microsoft conseguiria ocupar um lugar neste mercado.

No entanto Combat Flight Simulator conseguiu ocupar um lugar de destaque, principalmente com os seus gráficos, cujo motor foi adaptado da série Flight Simulator, aproveitando a muita experiência da Microsoft neste campo. Em Microsoft Combat Flight Simulator 2, muita coisa foi melhorada, não só em relação aos gráficos, mas também em relação ao local dos combates, o Oceano Pacífico.

Nos céus do Pacífico...
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem512".] Microsoft Combat Flight Simulator 2: WW II Pacific Theater, destaca-se em primeiro lugar pelo teatro de Guerra, mudando-se da Europa, no primeiro jogo, para os céus do Pacífico na Segunda Grande Guerra; cenário já explorado por muitos jogos de simulação aérea e não só, que fazem a delícia de muitos entusiastas.

Em primeiro lugar falemos sobre os personagens principais do jogo, os aviões. Sendo retratada a Guerra no Pacífico, o jogador poderá escolher jogar por dois lados, pelos americanos ou pelos japoneses. No caso dos americanos estão presentes os caças F4F Wildcat, no qual serão feitas a maioria das missões, o F6F Hellcat, o F4U Corsair, e o bimotor P-38 Lightning. Já no lado dos japoneses, estão presentes os caças A6M2 e A6M5, duas versões dos famosos Zeros, e o NIK2 George.

Uma coisa que o leitor já deve ter notado pela leitura do parágrafo anterior, é que a Microsoft limitou o Combat Flight Simulator 2 exclusivamente aos caças, deixando de fora aviões bombardeiros e torpedeiros como os famosos Dauntless e Avenger americanos. Isso é uma pena, uma vez que a utilização deste tipo de aviões foi uma constante, e seria de grande agrado por parte de muitos jogadores poderem pilotar um Dauntless em mergulho para o lançamento de umas ''bombinhas'' sobre um porta-aviões japonês.

Se calhar isso não nos deve espantar tanto, uma vez que a Microsoft poderá vir a utilizar estas ''pequenas'' lacunas para o lançamento de pacotes com add-ons de aviões e também cenários. Mas será também de esperar a criação de mais aeronaves e cenários por parte dos fãs que, como no Flight Simulator, colocaram uma série de aviões elaborados por diversas pessoas em vários sites na Internet, criando uma verdadeira comunidade virtual em torno do jogo.

Modelo de voo e de danos
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem513".] Para quem já conhece a série Flight Simulator, a Microsoft não deixou ficar atrás o comportamento em voo dos aviões em Combat Flight Simulator 2, apresentando um modelo bastante realista com grandes detalhes em relação aos instrumentos de voo, permitindo ao jogador apreciá-lo simplesmente como um simulador de voo se assim o desejar.

Além da boa quantidade de instrumentos apresentados no cockpit, o jogador poderá fazer uso de uma série de missões de treino que o colocarão ''por dentro'' de algumas das comuns características de voo e combate que se irão mostrar úteis ao longo do jogo.

Uma série de opções permite ajustar o realismo da simulação, sendo que no máximo possível, o controlo do avião poderá tornar-se um desafio razoável, podendo o jogador muitas vezes acabar por ''dar um banho'' ao avião no Oceano Pacífico, rezando para que não seja resgatado por um barco inimigo!

O modelo de voo está directamente relacionado com os danos recebidos em combate. Será possível ao jogador perceber que a dificuldade de controlo do avião irá aumentar progressivamente consoante os danos infligidos na aeronave. Por exemplo, se os danos culminarem num incêndio do motor, o fogo poderá alastrar-se enfraquecendo a estrutura do avião podendo inclusive acabar por se despedaçar em pleno voo.

Campanhas e missões
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem514".] Microsoft Combat Flight Simulator 2 apresenta duas campanhas, uma americana e uma japonesa cada uma com cerca de 30 missões. Apesar de a performance do jogador numa determinada missão poder influenciar as missões que lhe serão disponibilizadas a seguir, não há grande variação no curso da campanha, que permanece basicamente inalterada.

Dependendo de qual dos lados se escolhe, as campanhas são similares começando historicamente no ano de 1942, passando por campanhas que tomam lugar nas ilhas Salomão, Marianas, Marshalls, e algumas missões em Midway.

A maneira como as missões estão programadas é um tanto ou quanto pobre, uma vez que os únicos ''personagens'' que ficam a existir no mundo são o avião do jogador e o esquadrão a que pertence se for o caso e os alvos da missão. Existem alguns elementos aleatórios ao longo das missões, mas não existem muitas oportunidades para encontrar outros potenciais alvos fora dos objectivos das missões, ou até se tornar alvo de inimigos que aparecem de surpresa.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem515".] Deste modo as missões ficam um pouco resumidas a descolar, ir até ao objectivo, cumprir o objectivo e retornar à base. No entanto este pormenor pode ser colmatado pelo editor de missões, podendo o jogador criar e estruturar as suas próprias missões da maneira que melhor entender. Mais uma vez não deverá faltar oportunidade para o surgimento de missões criadas por entusiastas disponíveis na Internet.

Podemos chamar a atenção para as missões a solo, existindo oito para os americanos e sete para os japoneses, onde o jogador é colocado na pele de um dos muitos Ases da Segunda Guerra, vivendo momentos de combate considerados de glória para muitos destes heróis da aviação.

Inteligência Artificial e Grafismo
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem516".] A inteligência artificial deste segundo jogo foi em muito melhorada em relação ao primeiro, sendo bem notável a habilidade dos inimigos principalmente quando entre eles se encontra um Ás, que aumenta em muito a dificuldade de combate. Em alguns casos quando é seleccionado o nível mais difícil é quase impossível bater os aviões controlados pelo PC.

No entanto a inteligência mostra-se pobre em relação aos pilotos pertencentes ao esquadrão do jogador. Estes podem ser organizados pelo jogador que até pode promovê-los se for o caso. Mas a actuação dos mesmos nas missões é um pouco pobre, ficando a maioria dos abates aéreos a cargo do jogador, e a actuação dos wingmen nas missões de terra ou contra navios ainda frustra um pouco, devido à sua lentidão em cumprir as ordens do jogador e muitas vezes conseguem se ''espalhar'' nas descolagens e aterragens.

Falando dos gráficos, sem dúvida que foram em muito melhorados, e apesar de um cenário do Pacífico ser composto por poucos troços de terra, ficando a paisagem resumida em grande parte ao oceano, os gráficos conseguem compensar com o aparecimento de uma ou outra ilha bem definida, com a sua vegetação e praias.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem517".] Os efeitos visuais dos danos provocados nos inimigos estão muito bem representados, dando agora uma boa noção ao jogador de quão danificado está o avião e se pode já partir para outra investida uma vez que aquele está ''arrumado''.

Os efeitos climatéricos são excelentes e caso o jogador tenha uma placa gráfica aceitável, estes tiram partido dos efeitos de manipulação e utilização dos efeitos de luz, aumentando ainda mais a realidade do jogo.

Voltando à base
Microsoft Combat Flight Simulator 2: WW II Pacific Theater é um jogo que faz jus a série, apesar de possuir alguns bugs como os que foram aqui mencionados. Alguns problemas de estabilidade parecem afectar o jogo em alguns dos computadores.

Mas com os excelentes gráficos e modelo de voo, Flight Combat Simulator 2 é um jogo que ficará na frente durante algum tempo na lista dos melhores simuladores de jogo. E vale a pena conferir na Internet a existência de material elaborado pelos entusiastas para este jogo que de certeza aparecerá.





Gráficos Som Interesse Total
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Autor: Microsoft
Sistema recomendado: Pentium III 450MHz, Windows 95/98/NT 4.0/2000, 32MB de RAM, 300MB de Disco, Aceleradora 3D
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