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A possibilidade de ajuste do modelo de voo do Combat Flight Simulator, permite adaptá-lo às habilidades de cada jogador, dando uma grande flexibilidade de jogo. | |
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20/11/98 - Armindo Silva | Enviar por email Versão impressora | |
Microsoft Combat Flight Simulator | ||
![]() Opções Ao olharmos inicialmente para o jogo, vemos um grande leque de possibilidades como missões rápidas, missões a solo, voos sem ser em ambiente de guerra, missões de treino, campanhas e a possibilidade de lutas aéreas com multiplayer. Existem oito aeronaves de caça disponíveis para escolha, entre elas estão o ME109, FW 190A-8, P-47d, P-51D e Spitfire. Grafismo O universo do jogo está povoado de alvos muito bem detalhados. Nos céus existem outros caças como o jacto ME-262 e bombardeiros que devido à riqueza de detalhes, são facilmente reconhecidos. Quando temos a felicidade de derrubar o nosso inimigo, eles explodem em excelentes bolas de fogo! Usando o mesmo sistema de ''bitmap tiles'', o terreno de jogo também é atractivo com as cidades principais tendo várias construções e pontos importantes como a Torre Eiffel. A qualidade dos gráficos provoca algumas vezes perda de 'frame rates', necessitando de uma placa 3D para melhor fluidez. ![]() O mais importante aspecto do MSFCS é o modelo de voo. O jogador através de várias opções que regulam o controlo da aeronave, pode adaptar o comando da mesma às habilidades de cada um. É uma característica muito boa visto que a maioria dos simuladores dividem o modelo de voo em 3 modos; fácil, médio e realista. Assim sendo, nenhum outro simulador abrange um tão grande leque de habilidades como este. Se o jogador quiser algo fácil e rápido, existem uma série de teclas que permitem executar funções com um simples apertar de uma tecla, como voar de um ponto importante da missão até outro. O mesmo pode-se aplicar ao controlo do motor, mas os pilotos mais sérios podem controlar a potência, mistura e passo da hélice individualmente. Existem listas que podem ser chamadas pelo jogador como ''pop-up menus'', que ensinam passo a passo os processos de voo utilizados. ![]() Sendo um simulador de combate aéreo existem opções como o cockpit virtual, que são possíveis de ser utilizadas. Mas são algumas mais originais que realmente ajudam o jogador. Como exemplo temos uma flecha em 3 dimensões que aponta para o alvo, e também um radar com vista superior que não contribuem muito para a realidade de combate da segunda guerra, onde o piloto pode com certa à vontade, olhar à volta do seu cockpit. Mas são de grande ajuda quando estamos a lidar somente com o plano do ecrã do monitor. Apesar de ter um modelo de voo que oferece uma excelente realidade ao simulador, é na parte de combate que o MSCFS peca em alguns aspectos. A opção de missões rápidas permite escolher a aeronave, local, hora e quantidade de inimigos a colocar. No entanto não existe a opção para seleccionar a altitude da missão, o que pode influenciar nas aeronaves escolhidas. Por exemplo, se o jogador seleccionar como avião o ME-109 que tem melhores performances em grandes altitudes, sendo a altitude da missão baixa, pode encontrar problemas no combate. As missões vão sempre das mais óbvias, como atacar um esquadrão de bombardeiros, até as mais imaginativas como fazer um ataque a um show aéreo. Todavia as missões parecem não ter o elemento aleatório presente, fazendo com que cada vez que se comece uma mesma missão, esta seja sempre da mesma maneira. O modo de campanha do jogo é o ponto mais fraco. Este guarda apenas a informação do número de inimigos abatidos pelo jogador , podendo este cair, abortar ou mesmo atirar-se com o avião para cima da sua própria base, e mesmo assim continuar para a próxima missão. Inteligência artificial do jogo Em contrapartida ao problema das missões mencionado acima, o combate entre aviões ''dogfight'' é muito atractivo, especialmente quando o céu está repleto de aeronaves. Vemos pedaços de metal a voar quando algum piloto menos afortunado choca com outro, e até a fumaça dos motores com problemas. A inteligência artificial é satisfatória, porém os aviões controlados pelo PC tendem a bater no chão com certa frequência quando se encontram a altitudes abaixo dos 300 pés. Os danos infligidos à aeronave do jogador são bem administrados e com boa lógica. ![]() Uma das características importantes do MSFCS é a possibilidade, que herdou de Flight Simulator, de importar aviões e cenários. O que o jogador precisa para criar a sua própria força aérea é o BAO Flight Shop Pro, um livro com especificações das aeronaves e algum tempo livre. Ou então recorrer à comunidade de fans do Flight Simulator que se encontram pela internet com um grande arquivo de aviões e cenários para o download. Marca a diferença... Sem dúvida que a habilidade de importar aviões e o modelo de voo marcam a diferença deste jogo em relação aos outros simuladores. Apesar do sistema de campanhas desenvolvido pelos programadores ser um pouco retrógrado, o simulador tem muitas possibilidades de expansão para versões futuras, se forem lançados add-ons como editores de missões. Esperemos que os fans dêem apoio ao jogo como foi, e é para o Flight Simulator. Mesmo assim existe muito a ser apreciado no novo produto da Microsoft.
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