DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Links externos
AH-64 Apache Longbow

Mi-28N Havoc-B

Empire

Apache Havoc

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  9/04/99 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Apache Havoc
 
  Com um excelente modo de combate e um meio ambiente bastante realista e uma forte componente multiplayer, Apache Havoc pode vir a ser considerado um dos melhores simuladores de helicópteros já desenvolvidos.


Um pouco do simulador
Apache Havoc é um simulador de combate que simula dois helicópteros, o americano AH-64 Apache Longbow e o russo Mi-28N Havoc-B. Ambas as aeronaves são capazes de voos diurnos e nocturnos em quaisquer condições atmosféricas, podendo operar longe das suas bases por longos períodos de tempo.

Este título fornece excelente simulação para os dois helicópteros com uma dinâmica de voo, cockpit, instrumentos e sistema de armas bastante realistas. Além de possuir um terreno bastante detalhado onde todas as características podem ser utilizadas para a estratégia das missões em voos rentes ao solo, como o é na realidade para este tipo de aeronaves.

Voos rasantes ao solo
Sendo a utilização das irregularidades do terreno uma constante dos helicópteros aqui retratados, a equipa da RazorBack centralizou suas atenções para esta característica. Enquanto outros jogos utilizaram uma textura bonita porém ''achatada'', Apache Havoc possui um terreno que além de atraente foi tratado para que os jogadores possam tirar o máximo partido dele durante as missões. A equipa utilizou informação digitalizada sobre os terrenos manipulando os gráficos de acordo com as necessidades. Como exemplo ilustrativo da técnica podemos usar uma estrada que se encontra num plano inclinado; em vez de se apresentar a imagem da estrada, a equipa ''cavou'' a estrada no terreno para que esta se apresente plana em relação à inclinação. Mesmo a vegetação foi tratada de maneira semelhante erguendo-se a partir do solo, e é cortada se alguma coisa passar através dela.

Cockpits virtuais ao mínimo detalhe
Em vez de utilizar um cockpit em 2D, a Razorback criou os cockpits de ambos os helicópteros em 3D utilizando a módica quantia de 100.000 polígonos. O detalhe chega a tal ponto que até a cabeça dos parafusos são em 3D inclusive com as ranhuras, quando visualizado com o software LightWave utilizado pela Razorback. Todos estes detalhes culminam com um número de 30 pontos de visão que quando visualizados em diferentes condições luminosas se tornam em 90, dando uma visão virtual do cockpit bastante definida.

As características do meio ambiente como a transição do dia para a noite e vice-versa não foram descuidadas, assim como as tempestades que não começam sem mais nem menos, apresentando um desenvolvimento gradual desde o aparecimento da baixa pressão até as diferentes quantidades de precipitação.

Multiplayer, um forte
A componente multiplayer foi bastante desenvolvida pela equipa, existem pequenos cenários para a realização de um rápido ''deathmatch'', mas podem-se jogar campanhas completas. Uma característica interessante é a continuidade do tempo de jogo; como exemplo, podemos utilizar a necessidade de regressar à base por um dos jogadores para um reabastecimento. Mesmo não estando em voo, o jogo prossegue e ele pode até tornar-se um alvo fácil caso se tenha deixado seguir. As missões que o jogador tem de cumprir aparecem numa certa prioridade, onde podemos escolher seguir a ordem fornecida pelo computador ou confiar nos nossos próprios instintos. Se a missão necessitar de mais do que um helicóptero, podemos escolher outro jogador como acompanhante ou o PC.

Demonstração
A demo contém um cenário de combate com suporte de multiplayer e permite o controlo de ambos helicópteros. Não estão incluídos o cenário de ''Caspian Black Gold'' da Georgia e o cenário de ''Opium Wars'' (Tailândia e Laos), assim como os gráficos nocturnos dos cockpits, música, voz e alguns efeitos de som.

Resumindo
Para os amantes de simuladores e especialmente de helicópteros, Apache Havoc será sem dúvida uma excelente escolha. Apesar de outros simuladores terem colocado a capacidade de voar aeronaves diferentes, este consegue reunir duas aeronaves diferentes com grande fiabilidade. A Empire considera até vir a lançar dois manuais separados para cada aeronave.

Gráficos Som Interesse Total
  17 16 16 16  


Autor Empire

Sistema recomendado
Placa aceleradora 3D, Win95 ou 98, Pentium 200, 32MB de RAM, DirectX 5

Download (62.9 MB)
GamesDomain 
 


Mais análises >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação