 |
Relacionados |
|
Pressplay já dá música
Indústria discográfica com armadilhas peer-to-peer
MusicNet no "ar"
Audiogalaxy chega a acordo com a RIAA
Indústria discográfica acusada de anti-competitiva
Listen.com vai distribuir música da Universal
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
 |
As vendas de CDs sofreram uma quebra de 15 por cento, no ano passado, mas a pirataria e as cópias ilegais adquiridas pela Internet não são a causa principal dessa descida.
A ideia é defendida num estudo efectuado pela consultora Forrester Research, que aponta como razões principais para os maus resultados do sector as vendas através de outros meios de comunicação e o mau momento da Economia em todo mundo.
Os analistas da Forrester consideram, aliás, que a indústria discográfica está a fazer uma exploração deficiente do segmento de música on-line, não aproveitando o elevado potencial deste mercado.
As empresas do sector são acusadas de não facilitarem aos consumidores os processos de busca, cópia e pagamento de música através da Internet, factores que impedem aquela indústria de melhorar as suas vendas on-line.
Como resultado, estão a desaproveitar um mercado que, segundo os indicadores revelados no estudo, poderá gerar rendimentos na ordem dos 2 mil milhões de dólares em 2007, quando no ano passado se ficaram pelos 3 milhões de dólares.
No final de 2001, cinco dos maiores distribuidores de música lançaram-se no mercado de música digital, com os serviços Pressplay e MusicNet, que pretendiam concorrer com as redes de troca de ficheiros como o Napster ou Audiogalaxy. Mas os resultados no primeiro meio ano ficaram aquém do que fora previsto, tendo os responsáveis pelo serviço Pressplay anunciado, no final de Julho, que iria efectuar alterações no seu modelo de negócio.
|