 |
Relacionados |
|
Motorola despede mais de 9 mil trabalhadores
HP vai despedir 15 mil até ao próximo ano
WorldCom irá avançar com 16.000 despedimentos
IBM: elevadas perdas na unidade de discos duros
A Ligação à Internet 7 Out 2002
Construção de Páginas Internet I 7 Out 2002
Utilização do Microsoft Word 2000 7 Out 2002
Introdução à Internet 7 Out 2002
|
 |
As divisões de serviços e microelectrónica da IBM serão as mais afectadas pelos despedimentos que a empresa está a levar a cabo ao longo deste ano.
O fabricante revelou, na documentação enviada à Securities and Exchange Commission (SEC), que o total de despedimentos previstos para 2002 será de 15.613, cerca de 5 por cento da sua força de trabalho (300 mil funcionários, no início deste ano).
No total, serão eliminados 1.400 postos de trabalho na unidade de microelectrónica, dos quais 3 por cento já foram dispensados e os restantes serão despedidos até ao final deste mês.
A maior parte dos despedimentos - 14.213 trabalhadores - será efectuada em departamentos de serviços, sendo que mais de metade dos funcionários a dispensar foram já informados da sua saída, agendada para Setembro.
Apesar da empresa não ter revelado esta informação, alguns media norte-americanos adiantaram que, desde o início do ano, a IBM já terá despedido 9 mil trabalhadores.
Paralelamente, um grande número de funcionários deixou a IBM na sequência de aquisições da empresa, como foi o caso de cerca de 18 mil trabalhadores transferidos depois da Hitachi ter adquirido a unidade de discos duros da IBM.
|