DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

23 Mai 2002 por Armindo Silva  
Alteração em mosquitos como solução para malária

Modificações genéticas realizadas em mosquitos poderão vir a ser utilizadas para evitar a propagação da malária, num processo que não é totalmente eficaz mas que representa um avanço neste campo.

 

Relacionados Relacionados

Mosquitos: computador em vez de repelente

Descoberta variante do gene da longevidade


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução ao Mp3 5 Fev 2003

Utilização do Microsoft Word 2000 5 Fev 2003

A Utilização do Terminal Remoto 5 Fev 2003

PhotoShop 6 5 Fev 2003

 

 

Cientistas da Universidade Case Western Reserve do Ohio, realizaram uma modificação genética no mosquito Anopheles Gambiae, responsável pelo transporte do plasmódio, parasita causador da malária em humanos quando picados pelo mosquito.

Marcelo Jacobs-Lorena e os seus colegas de equipa, conseguiram adicionar um gene ao mosquito, que é responsável pelo surgimento de uma proteína que se fixa às paredes das vísceras e glândulas salivares do Anopheles, impedindo a passagem do parasita.

Todavia, esta proteína não consegue impedir a passagem dos parasitas na sua totalidade, permitindo que um quinto dos mesmos passem para a saliva do mosquito. Deste modo, se fossem postos em liberdade junto dos mosquitos selvagens, o método poderia se tornar ineficaz, uma vez que os parasitas que conseguissem vencer a proteína poderiam, ao longo do tempo, contribuir para o desenvolvimento de uma geração completamente imune ao processo.

A pesquisa está a ser realizada em conjunto por cientistas americanos e alemães, e Fotis Kafatos, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, comentou num artigo da revista Nature sobre a pesquisa que "para este processo funcionar, temos de garantir que impeça a passagem da totalidade dos parasitas".

Entretanto, a descoberta deste gene é considerada a parte mais fácil da pesquisa, pois para promover a substituição dos mosquitos selvagens pelos modificados, os cientistas ainda têm de descobrir como passar os genes para as gerações seguintes.

Para tal, eles ainda precisam descobrir um transposon (segmentos transponíveis de DNA que têm a capacidade de se deslocar e replicar dentro do genoma) ideal para transportar o gene, o que ainda não aconteceu, para depois criarem os mosquitos alterados em larga escala para depois colocá-los em liberdade.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China