 |
Relacionados |
|
Óculos adaptativos
Córnea de laboratório restaura visão
Retina artificial pode restituir visão
Cientistas japoneses criam globo ocular
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Análise de Sistemas I 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Edição Electrónica 28 Fev 2003
|
 |
A empresa americana Optobionics está a realizar um estudo piloto, tendo implantado em seis pacientes invisuais um microchip destinado a restabelecer a visão. Estes chips foram implantados na parte interior da retina dos pacientes, possuindo um tamanho inferior a uma cabeça de alfinete e metade da espessura de uma folha de papel.
O Artificial Silicon Retina (ASR) converte a luz em impulsos eléctricos, substituindo assim a função dos foto-receptores, que em algumas pessoas vão perdendo a sensibilidade à luz devido a doenças como a retinite pigmentosa (doença hereditária que conduz à cegueira), ou pela degeneração da mácula.
Segundo noticia a Reuters, estas duas doenças afectam cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo as responsáveis pela maioria dos casos de cegueira não tratáveis.
O chip foi desenvolvido pelo oftalmologista Alan Chow em conjunto com o seu irmão Vincent Chow, que foram os fundadores da empresa, tendo sido implantado em seis pacientes com idades entre os 45 e 75 anos. Três dos pacientes estão com o implante há três meses e os restantes há 21 meses.
Nas suas observações, Alan Chow ficou impressionado com a estimulação, por parte do chip, de células que ainda estavam saudáveis na área à volta do implante. Segundo Chow, "nós esperávamos somente o aumento da percepção luminosa na área do implante, e não fora desta área".
Alan Chow disse ainda que o estudo foi realizado para verificar se o implante não iria causar nenhum problema. Até agora nenhum dos pacientes manifestou qualquer tipo de rejeição, ou outros problemas, nem situações de dor ou desconforto.
|