Publicidade
 
Digito Comente a nova Digito!
Digito
  PESQUISA  

17 Dez 2001 por Armindo Silva  
ISS desviada de órbita para evitar destroço

No passado dia 15 de Dezembro, a Estação Espacial Internacional (ISS) foi deslocada para numa órbita mais alta, prevenindo assim uma possível colisão contra um destroço de um antigo foguete soviético.

 

Relacionados Relacionados

China com missão espacial à Lua

NASA aprova segundo turista espacial

Descansa em paz MIR


 

No passado Sábado, dia 15 de Dezembro, a Estação Espacial Internacional foi auxiliada pelo vaivém espacial Endevour para garantir que a estação não tivesse a possibilidade de ser atingida por um grande destroço de um antigo foguete soviético que se deslocava na sua direcção.

De acordo com os especialistas da NASA, o destroço iria passar a uma distância de aproximadamente cinco quilómetros da estação, o que é considerado crítico pelos envolvidos nas operações.

Aproveitando a ''estadia'' do Endevour, os responsáveis instruíram os pilotos para ''empurrar'' a estação espacial para uma órbita mais elevada, colocando-a assim a uma distância de mais de 60 quilómetros da trajectória do destroço.

Graças a esta manobra, que consumiu algum combustível, o Endeavour teve de cancelar uma manobra em torno da ISS, que seria utilizada para a captação de imagens. O vaivém acabou por desacoplar da estação espacial sobre a Austrália, a uma altitude de 400 quilómetros.

Esta missão do Endeavour era considerada rotineira, tendo levado algum equipamento e mantimentos para a ISS, e trará de volta à Terra um astronauta americano e dois russos que se encontram na estação espacial desde Agosto.


 

Tecnologia Tecnologia

Wanadoo acusada de cobrar ADSL abaixo do preço

Nostradamus: a palavra mais pesquisada no Google


Software Software

MusicCity anuncia nova versão do Morpheus

Microsoft promove Concurso Nacional de Software


Jogos Jogos

Jogos da Sony dominam vendas de Dezembro

Looney Tunes Space Race


Ciência Ciência

Bebida catalã fabricada com tecnologia de Marte

A terminar o ano: eclipse lunar visível a olho nu


E-business E-business

Compras de última hora na Internet batem recordes

Filmes "on demand" investigados pelo DOJ