DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

15 Out 2001 por Paulo Jorge Dias  
Mais 12 milhões para MCT

O Orçamento de Estado para 2001 vai incluir um aumento de 20 por cento, nas verbas para desenvolvimento científico e tecnológico do país. No total, o orçamento do MCT poderá ser de 78,3 milhões de contos.

 

Relacionados Relacionados

57 milhões de contos para a Ciência

Governo e acessibilidade na net


DIGITO Formação Digito Formação

A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003

Os Jogos 5 Mar 2003

Introdução ao Mp3 5 Mar 2003

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

 

 

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) foi contemplado com um aumento de 20 por cento, na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2002.

Este acréscimo corresponde a mais 12 milhões de contos no orçamento do ministério, que deverão ser aplicados na cooperação internacional em Ciência e Tecnologia e na formação dos cidadãos em tecnologias de informação e comunicação.

A proposta entregue no Parlamento, na segunda-feira, prevê uma despesa total consolidada de 78,3 milhões de contos (390,8 milhões de euros) para o MCT.

Os maiores investimentos deverão centrar-se no financiamento de projectos de investigação e formação em todos os domínios científicos e na dinamização da Sociedade de Informação (mais 65,1 por cento que no ano anterior).

Um nova rede de alta velocidade para fins científicos e um aumento de 8,4 milhões de contos (42 milhões de euros) nas verbas destinadas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia são outros pontos em destaque.

Em declarações à Agência Lusa, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, justificou o aumento das verbas, com um processo de investimentos continuados. Segundo o Ministro, nos últimos seis anos não se verificou ''qualquer recuo em matéria de investimento nesta área'', razão pela qual Portugal apresenta uma das maiores taxas de crescimento científico de toda a Europa.

Mariano Gago lembrou ainda que se vão manter em 2002 e 2003 os benefícios fiscais para as famílias que adquiram computadores e aplicações. A proposta para o OE do próximo ano inclui, neste benefícios fiscais, os custos de ligação à Internet.

Feitas as contas, a despesa do MCT para 2002 representa apenas 0,8 por cento do total dos gastos da Administração Central, não ultrapassando os 0,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China