DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

28 Jan 2000 por Lusa  
57 milhões de contos para a Ciência

O Orçamento de Estado para 2000 propõe um investimento próximo dos 57 milhões de contos no desenvolvimento científico e tecnológico do país.

 

DIGITO Formação Digito Formação

A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003

Os Jogos 5 Mar 2003

Introdução ao Mp3 5 Mar 2003

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

 

 

(Lusa) - O Orçamento de Estado para 2000 propõe um investimento próximo dos 57 milhões de contos no desenvolvimento científico e tecnológico do país, quase mais vinte por cento do que o anterior.

A verba inscrita para o Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) é de 56,8 milhões de contos, mais de metade (52,1 por cento) proveniente de transferências da União Europeia. Em termos de repartição por objectivos destaca-se o valor percentual global para Programas de Investimento em Ciência e Tecnologia e na Sociedade de Informação, 80,6 por cento, num total de quase 46 milhões de contos. Na coluna das percentagens por objectivos notam-se os quase 24 por cento que o ministério vai investir em formação avançada de recursos humanos, mais de 13 milhões de contos.

A Sociedade da Informação, um objectivo que Mariano Gago aponta como fundamental para a democratização do conhecimento, bem estar social e desenvolvimento, beneficia de mais de cinco milhões de contos (nove por cento do orçamento do Ministério). O ministro afirma querer queimar etapas na modernização do país, atravessar a Sociedade da Informação e acabar com os infoexcluídos. As instituições científicas tuteladas pelo MCT beneficiarão de 8,4 milhões de contos, quase quinze por cento do orçamento do ministério, destacando-se o montante a canalizar para o Instituto de Meteorologia (IM), quatro milhões de contos.

A cooperação internacional em Ciência e Tecnologia beneficia, por seu lado, de 4,5 milhões de contos, 7,9 por cento do orçamento para o sector. Portugal integra hoje as grandes organizações e programas científicos internacionais. A última aproximação do país à Europa mais moderna registou-se no final de 1999 com a adesão à Agência Espacial Europeia (ESA). O MCT, criado em 1995 e desde então tutelado por Mariano Gago, viu o seu orçamento crescer mais do que cem por cento nos últimos quatro anos.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China