DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

23 Jul 2002 por Paulo Jorge Dias  
EDP rejeita proposta da Sonae.com

A EDP anunciou ter rejeitado o acordo proposto pela Sonae.com, que previa a "consolidação dos activos" dos dois grupos na área das telecomunicações.

 

Relacionados Relacionados

Sonae.com afasta cenário de fusão

EDP esclarece venda de participação na Optimus

SonaeCom com proposta à EDP em relação à ONI


DIGITO Formação Digito Formação

A Ligação à Internet 20 Fev 2003

Introdução à Internet 20 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003

Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003

 

 

A Electricidade de Portugal revelou, na terça-feira, que a proposta avançada na semana passada pela Sonae.com foi rejeitada pelos accionistas da Oni, por entenderem que era "lesiva dos seus interesses legítimos e por desequilibrada em favor da Sonae.com".

Classificando a proposta como "decepcionante", a EDP defende, em comunicado, que a mesma "consubstancia tão somente um convite a uma cooperação estreita no sector das telecomunicações e não concretiza uma proposta de consolidação como aparentemente foi entendido pela opinião pública".

Na opinião dos administradores da EDP, a proposta apresentada pelo grupo liderado por Paulo Azevedo oferece uma "eventual solução para o negócio fixo», mas que «não acrescenta valor à operação fixa da Oni".

No entanto, o presidente da empresa eléctrica manifestou a sua disponibilidade para uma fusão com a Sonae.com, adiantando que irá enviar, por carta, "uma proposta de premissas base".

A Sonae.com respondeu ao comunicado da EDP, poucas horas depois, esclarecendo que avançou com a proposta uma vez que entendeu que "um movimento de consolidação seria a opção válida e recomendável" na actual conjuntura do mercado das telecomunicações.

O comunicado da Sonae.com refere ainda que aquele grupo se manifestou a sua disponibilidade para adquirir activos da Oniway na eventualidade dos seus accionistas optarem por não lhe dar continuidade. Além disso, salientou o seu interesse num acordo accionista para a Optimus "acordando direitos importantes à EDP - de isoladamente ou em conjunto com os outros accionistas da Oni - recuperasse a titularidade da sua participação na mesma Optimus".

A proposta apresentada pela Sonae.com, a 15 de Julho, previa uma fusão entre os operadores da rede fixa Novis com a Oni e que a Oniway abandonasse a sua actividade enquanto operador de comunicações móveis.

No comunicado emitido na terça-feira, a Sonae.com esclarece que "não teve, com a sua proposta, qualquer pretensão em apresentar uma solução que resolva todos os problemas de todos os accionistas, mas sim em criar valor no sector das telecomunicações ao contribuir para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de negócios sustentáveis".


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China