|
Relacionados |
|
Sonae.com afasta cenário de fusão
EDP esclarece venda de participação na Optimus
SonaeCom com proposta à EDP em relação à ONI
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
|
A Electricidade de Portugal revelou, na terça-feira, que a proposta avançada na semana passada pela Sonae.com foi rejeitada pelos accionistas da Oni, por entenderem que era "lesiva dos seus interesses legítimos e por desequilibrada em favor da Sonae.com".
Classificando a proposta como "decepcionante", a EDP defende, em comunicado, que a mesma "consubstancia tão somente um convite a uma cooperação estreita no sector das telecomunicações e não concretiza uma proposta de consolidação como aparentemente foi entendido pela opinião pública".
Na opinião dos administradores da EDP, a proposta apresentada pelo grupo liderado por Paulo Azevedo oferece uma "eventual solução para o negócio fixo», mas que «não acrescenta valor à operação fixa da Oni".
No entanto, o presidente da empresa eléctrica manifestou a sua disponibilidade para uma fusão com a Sonae.com, adiantando que irá enviar, por carta, "uma proposta de premissas base".
A Sonae.com respondeu ao comunicado da EDP, poucas horas depois, esclarecendo que avançou com a proposta uma vez que entendeu que "um movimento de consolidação seria a opção válida e recomendável" na actual conjuntura do mercado das telecomunicações.
O comunicado da Sonae.com refere ainda que aquele grupo se manifestou a sua disponibilidade para adquirir activos da Oniway na eventualidade dos seus accionistas optarem por não lhe dar continuidade. Além disso, salientou o seu interesse num acordo accionista para a Optimus "acordando direitos importantes à EDP - de isoladamente ou em conjunto com os outros accionistas da Oni - recuperasse a titularidade da sua participação na mesma Optimus".
A proposta apresentada pela Sonae.com, a 15 de Julho, previa uma fusão entre os operadores da rede fixa Novis com a Oni e que a Oniway abandonasse a sua actividade enquanto operador de comunicações móveis.
No comunicado emitido na terça-feira, a Sonae.com esclarece que "não teve, com a sua proposta, qualquer pretensão em apresentar uma solução que resolva todos os problemas de todos os accionistas, mas sim em criar valor no sector das telecomunicações ao contribuir para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de negócios sustentáveis".
|